quarta-feira, 27 de novembro de 2013

2013: Programação de fim de ano da Globo

A programação de fim de ano na Globo chega cheia de novidades, com especiais de dramaturgia, atrações inéditas, shows, filmes e reportagens para marcar a despedida de 2013. Tudo para levar alegria, emoção e muita informação a toda família. Confira as datas:

Domingo, 1º de dezembro: A segunda temporada de “Junto e Misturado” estreia para animar as noites de domingo, após o “Fantástico”. São cinco episódios compostos por esquetes de humor, cada um sobre três temas diferentes, abordando curiosidades e absurdos do nosso cotidiano. No elenco, Augusto Madeira, Bruno Mazzeo, que também assina a redação final, Débora Lamm, Fabíula Nascimento, Fernanda de Freitas, Gabriela Duarte, Kiko Mascarenhas, Letícia Isnard, Luis Miranda, Marcelo Médici e Rodrigo Pandolfo, além de Renata Castro Barbosa e Heloísa Périssé, em participações especiais. A direção de núcleo é de Maurício Farias.

Sexta, 6 de dezembro: A Globo transmite ao vivo o Sorteio da Copa do Mundo FIFA de 2014, que acontece no Brasil no ano que vem. Os flashes na programação começam logo pela manhã, com informações trazidas pelos repórteres Mauro Naves, Renato Ribeiro e Carlos Gil. Galvão Bueno e os comentaristas Casagrande e Junior comandam a transmissão de um estúdio montado na Costa do Sauípe, na Bahia, local da cobertura da cerimônia, que será exibida na íntegra, a partir das 14h. Alex Escobar estará no estúdio no Rio de Janeiro com Caio Ribeiro e Arnaldo César Coelho, reproduzindo no telão interativo a montagem dos oito grupos de seleções e fazendo análises de algumas equipes na mesa tática.

Domingo, 8 de dezembro: Em comemoração aos seus 40 anos, completados neste ano, o “Esporte Espetacular” traz uma edição especial. O programa ganha nova abertura, logomarca e identidade gráfica. Além dos atuais titulares Glenda Kozlowski e Ivan Moré, apresentadores que já comandaram o dominical como Clayton Conservani, Cris Dias, Isabela Scalabrini, Léo Batista, Luciana Ávila, Luis Ernesto Lacombe e Tande também passam pelo estúdio. Repórteres que ajudaram a construir a história do programa relembram importantes momentos do esporte: Renato Ribeiro fala sobre inesquecíveis vitórias; Tino Marcos, sobre grandes personagens; Clayton Conservani, sobre as maiores aventuras; e Régis Rösing, sobre curiosidades marcantes exibidas pelo programa. O repórter Guilherme Roseguini empresta a atletas da atualidade objetos usados há 40 anos em esportes como boxe, tênis, futebol e remo. O programa também lembra os 40 anos do duelo épico da Fórmula 1 entre o brasileiro Emerson Fittipaldi e o escocês Jackie Stewart. Para encerrar a edição comemorativa, o tradicional tema de abertura ganha um arranjo inédito, interpretado pela Orquestra Sinfônica Brasileira.

Domingo, 8 de dezembro: Os grandes hits sertanejos da atualidade estão em “Sintonize”, que exibe o Villa Mix Goiânia, considerado um dos maiores festivais de música sertaneja do país. Os melhores momentos do evento, realizado em outubro, vão ao ar após a “Temperatura Máxima”, sob a direção de núcleo de Luiz Gleiser e com Murilo Rosa apresentando os shows de Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Paula Fernandes e Bruno & Marrone.

Domingo, 8 de dezembro: Na sequência, estreia o bem-humorado “Divertics”, com esquetes interligadas por vinhetas musicais e performances de atores e artistas variados. Realizada em um galpão de criação onde tudo pode acontecer, a atração deixa o improviso e a espontaneidade em evidência. Luis Fernando Guimarães, Maria Clara Gueiros, Leandro Hassum, Rafael Infante, Roberta Rodrigues, Marianna Armelini, David Lucas, Nando Cunha, Ellen Roche e Hilda Rebello estão no elenco, sob a direção de Jorge Fernando. A redação final é de Cláudio Torres Gonzaga.

Domingo, 15 de dezembro: Logo após a “Temperatura Máxima”, vai ao ar o “Festival Promessas”, que reúne alguns dos mais representativos nomes da música gospel do país. Aline Barros, Bruna Karla, Diante do Trono, Jonas Vilar, Oficina G3 e Thalles sobem ao palco montado na Esplanada dos Ministérios, no Distrito Federal, para levar muita música a milhares de fãs. Também com direção de núcleo de Luiz Gleiser.

Segunda, 16 de dezembro: O fim de ano também é de quem gosta de filmes. Títulos inéditos começam a ser exibidos a partir do dia 16, quando Robert De Niro, Ben Stiller, Dustin Hoffman e Barbra Streisand invadem a “Tela Quente Especial” em “Entrando Numa Fria Maior ainda Com a Família”. Último da série, o filme mostra que, após dez anos de convivência, Greg (Ben Stiller) consegue, finalmente, se enturmar com o seu desconfiado sogro Jack (Robert De Niro).

Terça, 17 de dezembro: No último episódio de “Tapas & Beijos” desta temporada, Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andréa Beltrão) esperam passar de desquitadas para noivas. Fátima fica em dúvida entre as investidas de Armane (Vladimir Brichta) e o pedido de casamento de PC (Daniel Boaventura). Já Sueli conta os dias para um noivado com Jorge (Fabio Assunção), mas o pedido vem de Tavares (Kiko Mascarenhas).

Terça, 17 de dezembro: Logo depois, vai ao ar o último episódio do ano de “Pé na Cova”. Apesar dos desencontros que têm dominado a vida de Ruço (Miguel Falabella), como a descoberta do romance de Abigail (Lorena Comparato) e Clécio (Magno Bandarz), a família Pereira vai se reunir para celebrar o  fim de ano no Irajá.

Quarta, 18 de dezembro: A teledramaturgia do diretor Luiz Fernando Carvalho invade a noite de 18 de dezembro com “Alexandre e Outros Heróis”, logo após a novela “Amor à Vida”. Em homenagem aos 60 anos de morte de Graciliano Ramos, o especial é uma adaptação de dois contos do escritor alagoano: “O olho torto de Alexandre” e “A morte de Alexandre”. Com texto de Luís Alberto de Abreu e do diretor Luiz Fernando Carvalho, a comédia, em volta das fanfarronices de um típico mentiroso do sertão, conta como o velho Alexandre ficou com o olho torto ao cavalgar uma onça, quando menino. A história faz parte do folclore nordestino e, cheia de humor e encantamento, revela o lado lúdico e cômico do escritor alagoano. No elenco, estão Ney Latorraca, Marcelo Serrado, Luci Pereira, Flávio Bauraqui, Flávio Rocha e Marcélia Cartaxo.

 Quinta, 19 de dezembro: Logo após as emoções da semifinal do “The Voice”, Fernanda Lima comanda, ao lado dos jurados do programa, o último episódio de “Amor & Sexo”, com muito humor e surpresas.

Sexta, 20 de dezembro: No episódio final de “A Mulher do Prefeito”, Pitanguá recebe a visita do Governador do estado (Jose Rubes Chacha) e Aurora (Denise Fraga) é surpreendida por Reinaldo (Tony Ramos), que aparece com um documento que o devolve a posição de prefeito da cidade. No derradeiro capítulo da série e diante de uma multidão presente no estádio, vai caber ao povo decidir o chefe político que prefere para Pitanguá.

Domingo, 22 de dezembro: Didi (Renato Aragão) leva o público para uma viagem no telefilme “Didi, O Peregrino”, após o “Esporte Espetacular”. Na trama, uma história sobre a importância da amizade e da fé protagonizada pelo artista de rua Didi (Renato Aragão) e sua amiga Rebeca (Monique Alfradique), que, diante de muitos revezes da vida, decidem fazer uma peregrinação pelo caminho de Santiago de Compostela.

Domingo, 22 de dezembro: No mesmo dia, a “Temperatura Máxima” traz o desenho “Megamente”. Na trama, o grande sonho do vilão que dá nome ao filme é eliminar seu adversário e dominar a cidade de Metro City.

Segunda, 23 de dezembro: O “Tela Quente Especial” exibe o filme “Espelho, Espelho Meu”. Após a morte do rei (Sean Bean), sua esposa (Julia Roberts) assume o comando do reino enquanto mantém presa em seu quarto a enteada Branca de Neve (Lily Collins). Extremamente vaidosa, a rainha cobra cada vez mais impostos para sustentar uma vida de abundância. Ao completar 18 anos, Branca de Neve sai do castelo, fica horrorizada com a situação de fome e miséria do povo e volta decidida a derrubar a madrasta.

Terça, 24 de dezembro: A noite da véspera de Natal, traz diversão para toda a garotada. Após “Amor à Vida”, vai ao ar a animação “Kung Fu Panda 2”, no “Cinema Especial”, em que Po vive o sonho de ser o dragão guerreiro, protegendo o Vale da Paz ao lado dos seus mestres.

Terça, 24 de dezembro: Logo depois, Maurício de Sousa tem um encontro virtual marcado com a Turma da Mônica diretamente do estúdio de criação de sua casa. No especial “Feliz Natal Para Todos”, por meio de uma webcam, ele conversa com Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Bidu, Anjinho e outros integrantes da turminha sobre a celebração da data. Após o bate-papo, os filhos de Maurício aparecem na tela do computador e o chamam para celebrar a passagem do Natal.

Noite de natal, dia 25 de dezembro: Em seguida, a Globo exibe a tradicional “Missa do Galo”, direto do Vaticano. Celebrada pela primeira vez pelo Papa Francisco. Nesta data, excepcionalmente, não será exibido o “Jornal da Globo”.

Quarta, 25 de dezembro: O dia de Natal, começa com a exibição da “Santa Missa” logo cedo. Em função disso, excepcionalmente, não irão ao ar nesta data “Telecurso”, “Globo Rural”, “Bom Dia Praça” e “Bom Dia Brasil”.

Quarta, 25 de dezembro: Logo em seguida, a “TV Globinho Especial” promete entreter a criançada.

Quarta, 25 de dezembro: Emoção, glamour e grandes encontros marcam a noite do dia 25, com a exibição do especial “40 anos. Juntos”, que comemora as Bodas de Rubi da exibição do primeiro especial de Natal com Roberto Carlos na Globo. Gravado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o espetáculo reuniu atores, artistas e convidados em clima de grande celebração. No palco, Roberto recebe Lulu Santos, Tatá Werneck, Anitta, Tiago Abravanel, os DJs Memê, Felipe Venâncio, Mau Mau e integrantes da Dexterz, além do amigo Erasmo Carlos. O cantor ainda é homenageado pela emissora, representada por Fátima Bernardes, que convoca a plateia a fazer um brinde coletivo. A atração tem direção de núcleo de Jayme Monjardim, direção-geral de João Daniel Tikhomiroff e roteiro de Marcelo Saback.

Quinta, 26 de dezembro: O grande campeão do “The Voice Brasil” será revelado, após “Amor à Vida”. O programa, com transmissão ao vivo direto de uma casa de espetáculos no Rio de Janeiro, promete shows inesquecíveis e uma disputa acirrada em que o público escolhe a voz vencedora da temporada 2013.

Sexta, 27 de dezembro: Os fatos que marcaram o ano são lembrados na “Retrospectiva 2013”, após “Amor à Vida”. Os apresentadores Glória Maria e Sergio Chapelin mostrarão os principais acontecimentos de 2013, no Brasil e no mundo, como a reabertura do estádio do Maracanã, após de dois anos e meio de obras; a Copa das Confederações; as manifestações nas ruas do país; a eleição de Francisco, o primeiro Papa latino americano e sua vinda ao Brasil na  Jornada Mundial da Juventude e a prisão dos mensaleiros.

Sábado, 28 de dezembro: Após o “Altas Horas”, vai ao ar a luta entre o brasileiro Anderson Silva e o norte-americano Chris Weidman pelo UFC, com pelo menos 30 minutos de atraso. Cinco meses depois da última luta, quando Weidman nocauteou o brasileiro e conquistou o cinturão da categoria pesos-médios, os dois se reencontram no octógono em Las Vegas para uma das revanches mais aguardadas da modalidade.

Domingo, 29 de dezembro: O “Cinema Especial” exibe na tarde de domingo, depois do “Esporte Espetacular”, o clássico do cinema mundial “Cinderela”. Maltratada e feita de empregada por sua madrasta e pelas irmãs, a gata borralheira recebe a ajuda da fada madrinha e de seus amigos animais para se arrumar para o baile em que o príncipe escolhe uma pretendente para se casar.

Segunda, 30 de dezembro: Na última sessão “Tela Quente” do ano, vai ao ar “Up - Altas Aventuras”, vencedora de duas estatuetas do Oscar em 2010. Prestes a perder a sua casa, Carl Fredricksen, de 78 anos, enche milhares de balões para fazer com que o imóvel levante voo. Seu objetivo é viajar até uma floresta na América do Sul, onde sempre quis morar. Ele só não contava com a companhia de um jovem escoteiro.

Terça, 31 de dezembro: Na manhã do último dia do ano, após o “Bom Dia Brasil”, a Globo transmite a tradicional Corrida de São Silvestre, diretamente de São Paulo. Excepcionalmente neste dia, não será exibido o programa “Mais Você”.

Terça, 31 de dezembro: O público se despede de 2013 com muita música. Após “Amor à Vida”, o “Show da Virada” traz apresentações de mais de 60 artistas de variados ritmos nacionais, entre eles, Zeca Pagodinho, Jota Quest, Anitta, Zezé Di Camargo & Luciano, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Victor & Léo, Jorge & Mateus, Frejat, Capital Inicial e Naldo. A atração, gravada nos dias 26 e 27 de novembro no Citibank Hall em São Paulo, tem direção de núcleo de Luiz Gleiser. Excepcionalmente neste dia, não será exibido o “Jornal da Globo”.