quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Globeleza 2014: Chico Pinheiro e Monalisa Perrone narram os desfiles de São Paulo

Cerca de dois mil profissionais vão trabalhar nas transmissões dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, além de cobrir os blocos de rua, as festas em Salvador e Recife, acompanhando de perto onde o carnaval estiver acontecendo. Em todos os telejornais da programação, o público confere as últimas notícias e todos os ângulos da festa que mobiliza o país.

A folia em São Paulo começa nesta sexta-feira, dia 28. Chico Pinheiro e Monalisa Perrone, que neste ano estreia na transmissão, narram os dois dias de desfiles para todo o Brasil, exceto o para o estado do Rio de Janeiro. “Apresentar o Carnaval da Globo em São Paulo, depois de 14 anos como repórter na avenida, é um grande privilégio. E claro, uma responsabilidade enorme. Por isso, desde que soube que iria apresentar, só penso, leio e respiro Carnaval. Além disso, ter o Chico Pinheiro ao meu lado é tudo de bom. Sempre que dividi uma bancada com ele houve generosidade e parceria. Fico feliz em novamente ter a oportunidade de tê-lo como companheiro de trabalho”, conta Monalisa.

Presença certa nas rodas de samba e nos Carnavais, Chico Pinheiro afirma que a experiência não diminui a expectativa para a cobertura dos desfiles. "Há mais de dez anos eu participo da apresentação do Carnaval e é sempre uma emoção nova. Os enredos contam histórias do Brasil e das pessoas que passam na avenida, e é emocionante ver essa gente brilhar na passarela do samba todos os anos. Esta é a primeira vez que vou trabalhar no Carnaval ao lado da Monalisa, com quem já dividi a bancada. Ela é uma grande profissional e cativa a todos pela simpatia, sabendo ser séria e profissional nas informações que dá sem perder a leveza e o bom humor”, elogia.

Chico Pinheiro, Celso Viáfora, Paula Lima e Aílton Graça no Estúdio Globeleza (Foto: Reprodução/TV Globo)Do estúdio Globeleza, os narradores têm a companhia dos convidados especiais Ailton Graça, Celso Viáfora e Paula Lima para comentar os desfiles. Durante os dois dias de desfiles, o time de repórteres da Globo estará espalhado pelos sete pontos de vivo do sambódromo, trazendo todas as informações da transmissão de São Paulo. São eles: Abel Neto, César Menezes, Daiana Garbin, Janaina Lepri, José Roberto Burnier, Márcio Canuto, Maria Julia Coutinho, Mauricio Kubrusly, Michelle Barros, Phelipe Siane, Renata Cafardo, Tiago Eltz, Veruska Donato e Walace Lara.

Na transmissão de São Paulo, são usadas 32 câmeras ao longo da avenida – uma delas hiper slow, que grava 2600 frames por segundos –, seis gruas e sete caminhões de unidades móveis de transmissão – sendo um apenas para o áudio –, e ainda o Globocop, que traz imagens aéreas de toda a avenida. No recuo da bateria, dez microfones estão posicionados para captar todas as batidas do coração das escolas de samba, além de um microfone especial, posicionado ao centro do recuo captando o áudio em 5.1 canais, para transmitir os detalhes de cada instrumento da bateria. Ao longo das arquibancadas, mais dez microfones trazem a emoção do público. Ao todo são usadas 50 toneladas de equipamentos e aproximadamente 8km de cabos.

Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)Os desfiles das escolas de samba de São Paulo serão exibidos nesta sexta-feira, dia 28, logo após o “Globo Repórter”, e no sábado, dia 1º de março, após o “BBB14’. Na terça-feira, dia 12, Monalisa Perrone comanda a transmissão para todo o Brasil, menos o estado do Rio de Janeiro, da apuração dos desfiles paulistanos, logo após o “Vale a Pena Ver de Novo”.