Mal terminou as festividades de ano novo, a Globo já entra nos preparativos para o carnaval 2012, que será em fevereiro. O pontapé inicial aconteceu no último domingo (8), com a exibição de um programa especial mostrando os sambas enredo das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, e apresentando a nova versão da vinheta que marca as transmissões da emissora.
Oficialmente, será lançada em 15 de janeiro para todo o Brasil.
Aline Prado, que interpreta a personagem pelo sétimo ano, traz no corpo uma reedição do desenho que brilhou nas telinhas em 1994, criado pela designer Sylvia Trenker. Foram necessárias 18 horas de maquiagem, com uma equipe de quatro pessoas trabalhando intensamente em sua caracterização, com cerca de um quilo de brocal de cores variadas. Foram quatro horas de filmagem, além das cinco horas de marcação do desenho, que esse ano foi feita na véspera da gravação.
Outra novidade da vinheta desse ano é que pela primeira vez ela está ambientada em um cenário e não em chroma key. Com 4,5 metros de largura por 3,7 metros de altura, a logomarca da Globeleza foi reproduzida com lantejoulas grandes, cujo brilho dá um efeito especial no vídeo.
A Globo detém os direitos exclusivos dos desfiles do grupo especial carioca e paulista e irá exibi-los nos dias 17/02 - 18/02 (SP), e 19/02 – 20/02 (RJ).
O carnaval da emissora tem como patrocinadores o Bradesco, Nova Schin, Pantene e TIM. Cada um desembolsou cerca de R$ 23,7 milhões (valor de tabela, sem descontos) no plano comercial que inclui mais de 876 inserções das marcas ao longo da programação.