Em ‘As Brasileiras’, Sophie Charlotte será Esplendor no episódio ‘A Sambista da BR-116’. Linda, ingênua e com samba no pé, Esplendor (Sophie Charlotte) já dava seus primeiros passos ao som de um batuque, ainda na barriga da mãe. De tão agitada, escolheu nascer em pleno dia de desfile no Carnaval do Rio de Janeiro.
Mas a história não seguiu o mesmo ritmo do feriado: Dagmar (Lucy Ramos) deixa a vida, e seu bebê fica aos cuidados de uma parente trambiqueira. Bem distante do mundo da fantasia, a quilômetros do sambódromo, Tia Cidinha (Clarice Niskier) se diz uma religiosa fervorosa e avessa ao Carnaval. De fé duvidosa e dona da própria igreja, ela também mantém um boteco à beira da BR-116.
Esplendor só volta a ter contato com o mundo em que foi gerada quando o destino lhe provoca uma brincadeira. Enquanto trabalha como garçonete, a jovem conhece Sivaldo (Malvino Salvador), um malandro carioca, que logo saca um jeito de ganhar dinheiro em cima dela: convence a menina a roubar o cofre da igreja para pagar uma fantasia de passista em uma escola de samba.
Os dois partem para o Rio de Janeiro. O que Sivaldo não imagina é que sua companheira no esquema, Marlene (Cris Viana), não gosta nada da presença de Esplendor, capaz de atrapalhar seus planos. E a bagunça consegue ficar ainda pior. Esplendor fisga o coração do golpista. E malandro quando se apaixona fica assim, perde a paz e a malandragem. Caberá ao destino agora encerrar esta história, que promete um fim tão parecido como esta ‘fábula’ começou.
O episódio ‘A Sambista da BR-116’ tem direção de Cris D´Amato. ‘As Brasileiras’ é um programa de Daniel Filho, inspirado na obra audiovisual “As Cariocas”, realizada com base na obra de Sérgio Porto. Uma coprodução da Rede Globo com a Lereby, a série vai ao ar às quintas-feiras, na Rede Globo, logo após ‘A Grande Família’.