A Folha de S. Paulo destaca no caderno Cotidiano a aprovação “em sessão histórica” da lei que regulamenta igualdade de direitos em união estáveis por casais homossexuais. o jornal lembra que, mesmo com essa lei, “casais podem ter de ir á Justiça para ter tais direitos reconhecidos” e que a decisão “facilita adoção por gays”.
O Estado de S. Paulo, informa que a aprovação, por unanimidade, “abre caminho para que o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo seja permitido e as uniões homoafetivas passem a ser tratadas como um novo tipo de família”.
O jornal O Globo vai mais longe, informa que “a pressão agora é pela lei que criminaliza a homofobia” e que “decisão do STF cobre a lacuna deixada pela indecisão do Congresso sobre o tema”.
Finalmente, no Correio Braziliense através de artigo, completa que “o Brasil está prestes a assumir um novo conceito de família. O que antes era restrita apenas a casais heterossexuais, passa a valer também para os homossexuais. O STF reconheceu a soberania da igualdade sexual”.
NA TELEVISÃO
Telejornais destacaram que no Brasil, segundo o IBGE, cerca de 60 mil casais serão beneficiados pela aprovação da lei pelo STF.