quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Globeleza 2014: Luis Roberto e Fátima Bernardes narram os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro

Cerca de dois mil profissionais vão trabalhar nas transmissões dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, além de cobrir os blocos de rua, as festas em Salvador e Recife, acompanhando de perto onde o carnaval estiver acontecendo. Em todos os telejornais da programação, o público confere as últimas notícias e todos os ângulos da festa que mobiliza o país.

Foto: Paulo Belote/TV GloboNo domingo e na segunda-feira, dias 02 e 03 de março, Luis Roberto tem a companhia especialíssima de Fátima Bernardes no comando da transmissão do desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Desde o início do ano, a dupla visita os barracões, na Cidade do Samba, para entrevistar carnavalescos, integrantes das escolas e conhecer de perto o que cada agremiação está preparando para levar à avenida este ano.

“Em 1993, comecei a narrar o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e estive nessa função por cinco anos. Eu já cobri o carnaval antes disso, na concentração, mas narrar os desfiles foi uma experiência muito diferente. Adoro o Carnaval, a festa e fico encantada com o trabalho feito durante um ano inteiro pelas escolas, uma entrega tão bonita. Pesquiso a fundo, entrevisto os carnavalescos, visito os barracões etc. E, este ano, terei ao meu lado o Luís Roberto, que é um profissional incrível e está sendo um ótimo parceiro neste momento de apuração”, conta Fátima Bernardes.

A partir do estúdio Globeleza, montado na dispersão da Apoteose, Fátima e Luis Roberto terão a companhia dos comentaristas Milton Cunha, Eri Johson e Pretinho da Serrinha. Estreando na cobertura do Carnaval, Tiago Leifert entra em ação ao final da apresentação de cada escola de samba do grupo especial carioca, recebendo no Lounge Globeleza personalidades que se destacaram no desfile da agremiação que acabou de passar. “Fiquei muito feliz com o convite para fazer parte da equipe de Carnaval! Trabalhar na avenida sempre foi um desejo meu, que amo música e amo Carnaval. Meu foco será conversar com as personalidades que acabaram de desfilar. Para ter repertório na hora de escolher quem entrevistar, estou lendo muito sobre as pessoas que vão passar pelo sambódromo”, explica.

Foto: Reprodução/TV GloboQuatorze repórteres estarão espalhados por sete pontos de vivo ao longo da avenida, conferindo os melhores momentos do espetáculo, nos dois dias de desfile. Pedro Bassan, Flávia Jannuzzi, Ari Peixoto, Marina Araújo, Mariana Gross, Renata Capucci, Ana Luiza Guimarães, Mônica Sanches, Lilia Telles, Paulo Renato Soares, Tatiana Nascimento, Bette Lucchese, Fábio Júdice e Mônica Teixeira acompanham de perto a festa e trazem a emoção do público e dos integrantes das escolas. Carlos de Lannoy, Isabela Scalabrini, Fernanda Grael, Diego Haidar e André Curvello fazem as reportagens para os telejornais. 
A transmissão do Grupo Especial do Rio de Janeiro conta com 40 câmeras, o Globocop, duas gruas, um trilho – que conduz as câmeras acima da arquibancada da Apoteose caminhando entre as escolas ao longo do desfile – e uma câmera especial adaptada para captar imagens e, principalmente, os sons do coração das escolas: as baterias.

Foto: Reprodução/TV GloboOs desfiles das escolas de samba do grupo especial carioca são exibidos no domingo logo após o ‘Fantástico’ e, na segunda , depois do ‘BBB14’. Na segunda e na terça-feira, dias 2 e 3 de março, a Globo exibe um compacto dos melhores momentos do dia anterior depois do ‘Video Show’ e do ‘Jornal Hoje’, respectivamente. Na quarta-feira de cinzas, dia 04, a apuração será transmitida após o Amistoso da Seleção Brasileira.