sexta-feira, 4 de abril de 2014

Conheça detalhes do novo formato do “Fantástico”

“É pra frente que se olha, é pra frente que se anda. Basta dar o primeiro passo, mesmo que seja um passinho”. Para um quarentão do porte do “Fantástico”, será um passo decisivo na conquista de um fôlego a mais. Se você é saudosista ou não está acostumado com grandes mudanças, vai se surpreender com as novidades que vem por aí.

A partir do dia 27, o show das noites de domingo ganha uma nova vida. O formato passa a ser exatamente esse, mais show, mais realidade, privilegiando a construção e os bastidores do programa que é referência na TV brasileira.

A nova redação-estúdio, uma das maiores da TV, foi construída com esse preceito, integrar os bastidores com a apresentação do conteúdo que será levado ao ar, todos os domingos. Com uma equipe afinada e com a ajuda da tecnologia, o novo “Fantástico” terá um elemento fundamental em seu processo de construção: o telespectador, através da “segunda tela”. Será dele as reações e interferências que darão rumo para o programa.

E tudo isso, claro, sem abandonar o jornalismo ágil, completo e que vira assunto na semana dos brasileiros desde a sua estreia. Confira agora as principais mudanças que o “show da vida” vai trazer.

Os bastidores da notícia, os desafios da reportagem. O slogan de outro programa da Globo define a maior novidade do novo formato. A ideia é a mesma, mostrar como se dá o processo de criação, de produção e compartilhar como o assunto e a matéria surgem, como ela é instigada e produzida pela equipe. As reuniões de pauta e de editores entram nesse contexto. Será possível conhecer quem faz e como se faz o “Fantástico”. Todas elas serão acompanhadas por câmeras e mostradas no domingo.

A participação de convidados especiais será o diferencial da reunião de pauta. Ele poderá propor ideias, compartilhar conhecimentos e sugerir assuntos que poderão - ou não - serem produzidos e levados ao ar. Enquanto o telespectador conhece como se deu os rumos do programa que está assistindo, a reportagem que ele está vendo “nascer” na apresentação das ideias nesta reunião, é apresentada em seguida.

E não será apenas na reunião de pauta que as ideias surgem. Em qualquer ponto da redação, os editores e apresentadores do “Fantástico” poderão descobrir coisas novas e mostrá-las ao público, de maneira informal ou evoluindo para uma matéria mais completa sobre o assunto.

As notícias de última hora continuam com seu espaço cativo no novo formato. Os apresentadores poderão atualizar os telespectadores diretamente das mesas da redação ou utilizando os telões de 65 polegadas, disponíveis no ambiente. Serão por eles que repórteres e correspondentes entrarão, ao vivo, no programa.

O bloco esportivo será diluído e entrará em diversos momentos. Entre uma reportagem e outra, e direto da redação do esporte da Globo, Tadeu Schmidt e o time de editores mostram os gols da rodada e os lances curiosos do domingo. Guilherme Briggs, famoso pela locução de vozes como a de Brendan Fraser e Owen Wilson, será a nova “voz do Fantástico”. Ele substitui Sérgio Aguiar nos “offs” do programa.

A música, característica tão presente nos tempos de ouro do “Fantástico” poderá se fazer presente também na fase atual. Está prevista a realização de “pocket shows” dentro da própria redação-estúdio. O mesmo espaço também receberá visitas para entrevistas. Uma sala de estar e um café ficam à disposição dos convidados. A informalidade será a característica dessa nova fase.

Você pôde observar até agora o quanto a redação-estúdio do novo “Fantástico” se faz presente no vídeo. O espaço foi criado para integrar toda a operação do programa, e as coisas que acontecerão nela estarão diante dos nossos olhos.

Farão parte do visual do programa as mesas para os jornalistas, as diversas televisões espalhadas pelo ambiente, um palco multitarefas para a apresentação e que servirá também de espaço para as reuniões com a equipe, um telão de led ao fundo, uma sala de estar e um café para convidados especiais. São vários ambientes em um só, e que poderão ser utilizados de todas as formas possíveis.

A apresentação do programa não estará restrita em apenas um espaço, a grandiosidade e a mobilidade que a nova redação-estúdio traz permite essa integração com tudo e com todos. Partes dos elementos da cenografia do programa serão compostos de painéis com plantas cenográficas, que vão decorar todo o local. Outro painel relembra as diversas fases, com os logotipos utilizados desde a estreia.

Evoluir, transformar, melhorar, progredir, atualizar e renovar as características do grafismo que faz parte do mais tradicional programa dominical da televisão no Brasil. Uma tarefa nada fácil e uma responsabilidade grandiosa. Tão grandiosa quanto as mudanças que estão sendo apresentadas.

O processo de atualização e renovação da identidade visual foi desde a clássica abertura do programa, que ganha uma nova vinheta, até os elementos geométricos presentes nas passagens de vídeo que vão caracterizar esse novo momento do “Fantástico”.

A coreografia, com um estilo totalmente diferente dos já vistos nas clássicas aberturas, brinca com os elementos característicos em outras vinhetas do programa: o fogo, a natureza, o ar e a água. Folhas de papel acompanham os movimentos, que no fim, formam a logo estilizada do “Fantástico”. O espiral, marca registrada, foi mantido. Abaixo, a evolução ao longo dos anos.

Elementos geométricos vão compor a nova cara do programa. A cada passagem de matéria, eles farão a transição do vídeo. O estilo do design lembra o utilizado pelo programa “Altas Horas”, que adotou um conceito similar em sua última reformulação. Vinhetas especiais vão identificar os lugares do mundo que serão exibidos nas matérias seguintes.

A geometria também está presente na arte dos caracteres de identificação, que mantém a Globoface e deixa de ocupar toda faixa da tela.

Além de compor esteticamente, o grafismo será fundamental na apresentação das informações complementares das reportagens. Dados e estatísticas vão surgir no meio do palco multitarefas, além de projeções em 3ª dimensão - como a que está exemplificada na imagem, facilitando o entendimento do que está ou será informado.

A tecnologia será peça-chave no novo formato e o público será convidado a participar efetivamente do processo de realização do “Fantástico”. Um aplicativo exclusivo vai permitir a participação das pessoas através de enquetes e painel de opiniões sobre o que estão assistindo, além da possibilidade de aparecerem no telão do estúdio do programa. Será possível enviar perguntas em vídeo para os entrevistados e avaliar a atração exibida no momento, através de emoticons de reações.

Olhe bem, preste atenção. É assim que o “Fantástico” faz parte da sua vida, e é assim que ele estará na sua casa a partir do dia 27, com histórias que inspiram, transformam, motivam, emocionam. Para que a semana que começa seja melhor do que a que terminou. Afinal, é pra frente que se olha, é pra frente que se anda.

 

As mudanças e imagens apresentadas aqui podem sofrer alterações até serem levados ao ar. A análise tem como base o programa piloto (programa de testes, que não será exibido).

Posted in  on abril 04, 2014 by Thiago Cipriano |