sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Emissoras fazem cobertura ao vivo de incêndio no Memorial da América Latina, na Zona Oeste de SP

Foto: Reprodução de TVUm incêndio de grandes proporções atingiu o Auditório Simón Bolívar, localizado dentro do conjunto de prédios do Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda em São Paulo, na tarde desta sexta (29). Um curto-circuito teria sido a causa do fogo. Por conta da dimensão do acidente, as principais emissoras de TV realizaram uma cobertura especial.

Cobertura na Record

Uma das primeiras a noticiar e a mais prejudicada por conta da proximidade de sua sede, a Record começou a cobertura em flashes ao vivo durante o “Programa da Tarde”. Britto Jr. destacou a quantidade de fumaça saindo do incêndio e atingindo a sede da emissora. O apresentador andou pelos corredores, mostrando a situação.

Foto: Reprodução de TVEm seguida, o “Cidade Alerta” de Marcelo Rezende precisou mudar de estúdio por conta da intensa fumaça que entrava pela tubulação de ar condicionado. Não adiantou. Nos poucos momentos em que apareceu no ar ao vivo, o apresentador reclamou que começava a sentir-se mal. A edição do policialesco precisou apelar para reprises de matérias do jornalista feitas para o “Domingo Espetacular” e “Repórter Record”. Rezende gravou algumas cabeças de matéria (vídeos em que aparece chamando as reportagens e/ou breaks) e foi dispensado pela emissora, assim como outros funcionários.

Cobertura no SBT

No SBT, a jornalista Cynthia Benini noticiou o fato dentro dos boletins jornalísticos, que são apresentados nos intervalos comerciais da emissora.

Cobertura na Band

Márcio Campos, substituindo José Luiz Datena, foi o responsável pela cobertura da Band dentro do “Brasil Urgente”. Com imagens de helicóptero e motolink, o jornalista mostrou o intenso trabalho dos bombeiros em combater o fogo dentro do auditório do Memorial.

Cobertura na Globo

Edições extras do Globo Notícia, apresentados pela jornalista Patricia Poeta, foram levados ao ar nos intervalos da “Sessão da Tarde”.

Cobertura na Globo News

Na Globo News, o jornalista Sidney Rezende foi o responsável pela cobertura do canal. Durante 3 horas no ar, o jornalista ouviu especialistas em segurança, funcionários e o diretor do Memorial, que minimizou as perdas artísticas por conta do incêndio. A jornalista Rosana Cerqueira foi enviada ao local para auxiliar na cobertura.

Foto: Reprodução de TVDurante toda a tarde, a informação equivocada de que uma das obras mais importantes do pintor Cândido Portinari - o Painel Tiradentes - estava dentro do prédio atingido, foi por diversas vezes mencionada pelo jornalista. Até mesmo uma montagem de visão panorâmica de um outro prédio do conjunto foi utilizada para ilustrar a notícia. Na verdade, o painel é localizado em outro local dentro do conjunto, o Salão de Atos. A correção só veio após a ligação de um deputado, desmentindo as informações. A cobertura seguiu com Leilane Neubarth no “Edição das 18h”.

Cobertura na Record News

A Record News também realizou sua cobertura jornalística. O “Hora News”, apresentado por Clébio Cavagnolli, mostrou a situação da do incêndio. A edição contou com a participação do jornalista Miguel Arcanjo Prado, do R7. Porém, devido aos problemas com a fumaça atingindo a sede da emissora, a cobertura foi abreviada dando lugar ao “Record News Paulista”, gravado.

Posted in  on novembro 29, 2013 by Thiago Cipriano |