“Globo Repórter” estreia nova temporada com especial sobre Mianmar

sexta-feira, 11 de abril de 2014 Faça um comentário!

A nova temporada do “Globo Repórter” estreia nesta sexta, dia 11, com um especial sobre Mianmar, um surpreendente país que só agora começa a se abrir para o mundo. Glória Maria passou 25 dias por lá e conta como o país está se preparando para receber turistas. A repórter explica como um país tão pequeno, com 90% da população budista, é conhecido como “o país da tolerância religiosa” pela mistura de todas as crenças.

Foto: Reprodução/TV GloboGlória mostra as belezas naturais, a diversidade de etnias e as curiosidades da cultura local. Entre os locais de maior destaque, estão Bagan, cidade com três mil templos ao ar livre, e o Lago Inle, com 70 mil pessoas das mais variadas etnias, que moram sobre palafitas, com jardins, hortas e plantações suspensas. “Lá, trafegam canoas e barcos. Os pescadores remam com as pernas, pois precisam ter braços livres para utilizar a vara de pesca, uma coisa incrível”, conta.

Cheio de curiosidades, o programa mostra o lado feminino de etnias locais, como as mulheres tatuadas da província de Chin. Pela tradição, elas deveriam tatuar seus rostos para evitar que fossem levadas pelos reis. Atualmente restam apenas nove dessas mulheres na aldeia. Glória conversa ainda com as mulheres Padaung, que usam aneis de cobre no pescoço como sinal de beleza.

A repórter experimenta a pasta de Tanaka, feita com casca de árvore e água, que é aplicada sobre a pele. Segundo as tradições locais, acredita-se em efeitos antienvelhecimento e proteção solar. A pasta amarelada é espalhada pelo rosto, criando desenhos principalmente nas bochechas. O especial vai ao ar em duas partes, nos dias 11 e 25 de abril.

NOVO GRAFISMO

Acompanhando as mudanças que a Globo promove em sua programação, o “Globo Repórter” também estreia um novo pacote gráfico e alterações em sua logo. Confira abaixo a evolução ao longo dos últimos 40 anos.

0 comentários »