A direção bem que tentou. Trouxe polêmica e muita baixaria. Mas não adiantou.
Os índices de audiência da décima primeira edição do Big Brother Brasil mostram que o programa perdeu de vez o fôlego que vinha apresentando nos áureos tempos da febre reality show no país. Nunca antes na história do programa, uma edição registrou um índice tão baixo quanto a que foi apresentada em 2011.
LADEIRA ABAIXO
Conforme já publicado aqui, em “Big Brother Brasil: Sem grande repercussão, programa mostra desgaste do formato”, nos últimos anos, por causa de formatos semelhantes ou pela falta de interesse mesmo, o que parecia um jogo ganho passou a ser dúvida na cabeça de muitos diretores. Com ótimos índices de audiência no início, o programa apresentado pelo jornalista Pedro Bial passou a figurar na programação de férias da Globo a partir de 2003, servindo de curinga na hora de abocanhar o público disperso nesse período, prendendo a atenção do telespectador e assim minimizando os efeitos negativos na programação nesses meses.
Os índices de audiência da 11ª edição do Big Brother Brasil não deixam dúvidas e revelam o desinteresse por parte do público no reality. Ao que parece, o leite azedou.
Para se ter uma idéia, a jornada decadente do programa tem início a partir da 6ª edição em 2006, onde a audiência do programa naquele ano foi de 43 pontos. Apesar de números excelentes, teve menos audiência do que a anterior, que obteve 47 e até hoje, mantém o recorde positivo do programa. Cada vez mais aumenta a certeza de que esses números ficarão definitivamente no passado. Com o final da 11ª edição, a média de audiência degringolou de vez e registrou “pífios” 25 pontos.
Confira abaixo a média de cada edição:
AUDIÊNCIA FINAL DAS 11 EDIÇÕES
Big Brother Brasil 1 (2002) Vencedor: Kléber Bambam | Média final: 40 pontos
Big Brother Brasil 2 (2002) Vencedor: Rodrigo Cowboy | Média final: 37 pontos
Big Brother Brasil 3 (2003) Vencedor: Dhomini | Média final: 39 pontos
Big Brother Brasil 4 (2004) Vencedor: Cida | Média final: 45 pontos
Big Brother Brasil 5 (2005) Vencedor: Jean Wyllys | Média final: 47 pontos (Recorde positivo)
Big Brother Brasil 6 (2006) Vencedor: Mara | Média final: 43 pontos
Big Brother Brasil 7 (2007) Vencedor: Diego Gasques | Média final: 41 pontos
Big Brother Brasil 8 (2008) Vencedor: Rafinha | Média final: 37 pontos
Big Brother Brasil 9 (2009) Vencedor: Max | Média final: 32 pontos
Big Brother Brasil 10 (2010) Vencedor: Marcelo Dourado | Média final: 31 pontos
Big Brother Brasil 11 (2011) Vencedor: Maria | Média final: 25 pontos (Recorde negativo)
FATURAMENTO
E poderia ter sido pior. Apesar dos péssimos índices na audiência, o Big Brother continua batendo recordes em faturamento. Na 11ª edição, o valor arrecadado foi de 380 milhões de reais, com mais de 20 marcas anunciando e patrocinando as provas do programa.
Fato esse que ainda mantém de pé o reality global, pelo menos até o próximo ano.
Créditos - FOTOS: Jaq Joner (BBB1, BBB3, BBB4), Renato Rocha (BBB2, BBB5), Kiko Cabral (BBB6, BBB7, BBB8), Frabrício Mota (BBB9), Fred Rozário (BBB10, BBB11).
Com informações divulgadas na grande imprensa.