Exatos seis anos após ter sido tirado do ar pela Record, um dos programas policiais mais populares do início dos anos 2000 está de volta. O “Cidade Alerta”, surgido da idéia trazida pelo falecido “Aqui Agora” do SBT, em mostrar o mundo cão na televisão (embora os diretores falem em prestação de serviços e “realidade das ruas”…), chega para tentar alavancar a grade noturna da emissora, que vem declinando em audiência no últimos anos. O “novo” policialesco da Record estreia hoje, e conta com uma apresentação [literalmente] de peso, José Luiz Datena e seu inseparável companheiro, Comandante Hamilton.
Dono de um dos salários mais altos da Band, Datena resolveu fazer o caminho inverso. Após oito anos na emissora, ele deixa para trás o status de maior estrela do jornalismo da casa. Seu antigo programa passou a ser apresentado por Luciano Faccioli.
Quando deixou a Record em 2003 pra comandar o “Brasil Urgente”, que era ancorado na época pelo jornalista Roberto Cabrini, a emissora da Barra Funda teve de suar a camisa para arrumar um substituto á altura. Entre os nomes que assumiram o jornal após a saída de Datena estão: Oscar Roberto Godói, Lino Rossi, Milton Neves e Marcelo Rezende.
Datena também teve uma brevíssima e pouco lembrada passagem pela RedeTV! em 2002, onde estreou o “Datena Repórter Cidadão”.
O programa que saiu do ar em 2005, para agregar mais qualidade á “nova Record” que estava surgindo, hoje retorna á programação com a finalidade de estancar a falta de audiência das tardes (e o fracasso) dessa mesma emissora. Nada tão diferente do que já vinha acontecendo, o retorno do policialesco para alguns, é um grave retrocesso da TV que quer ser líder.
Cidade Alerta, Segunda a Sexta - 17h