quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Agilidade: SBT é a última emissora a noticiar desabamento de prédio no centro do RJ

Dois prédios desabaram no Centro do Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (25), na altura da Rua Treze de Maio. O primeiro tinha dez andares e ficava na Rua Manuel de Carvalho, esquina com Treze de Maio, o outro de 21 andares estava na própria Treze de Maio. Um terceiro prédio, menor, também pode ter desabado, segundo testemunhas.

A Defesa Civil Estadual informou que o desabamento deixou 11 vítimas, entre mortos e feridos, um deles retirado do meio dos escombros (até a produção deste texto).

 

COBERTURA NA TELEVISÃO

A Record foi a primeira emissora da TV aberta a noticiar o acidente mostrando imagens de uma câmera de segurança da CET-Rio, que fica na região próxima ao desabamento. Por volta das 21h06, ainda dentro do “Jornal da Record”, Ana Paula Padrão e Celso Freitas confirmavam um desabamento total, e não parcial como foi noticiado inicialmente. Freitas lembrou que “ao contrário de SP, não é feriado no Rio. Por isso, a quantidade de pessoas na região deveria ser grande”.

Ás 21h14, no intervalo comercial de “Fina Estampa”, William Bonner interrompeu a programação da Globo com o plantão do jornalismo. As imagens do Globocop mostrou as proporções do acidente. “Os prédios ficavam próximos ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro e de outros prédios históricos”, disse Bonner.

Em seguida, Sérgio Costa entrou ao vivo por telefone na Band. O repórter relatou o trabalho dos bombeiros na busca de vítimas. Na RedeTV!, Amanda Klein e Augusto Xavier já informavam a existência de mortos.

Somente ás 22h25, o “jornalismo em movimento” do SBT deu destaque á notícia. Dentro do “Programa do Ratinho”, Carlos Nascimento trazia as últimas informações sobre o acidente, quase 1 hora e meia depois do ocorrido. Durante todo o período, a emissora preferiu dar destaque á apresentação do grupo “É o Tchan”, que relembrou sucessos esquecidos da década de 90.

 

Com informações do G1 / Fotos: Reprodução de TV