, ,

‘Fantástico’ estreia o quadro “Quem é meu Pai?”

domingo, 26 de fevereiro de 2012 Faça um comentário!

Com estreia neste domingo, o quadro ‘Quem é Meu Pai?’ vai contar histórias de filhos que lutam pelo reconhecimento paterno e registra o impacto que a falta do nome do pai nos documentos pode causar na vida de uma pessoa.

Desde agosto de 2010, a Justiça alinha diversas iniciativas de reconhecimento de paternidade, promovidas por um projeto mais amplo intitulado “Pai Presente”. Este projeto tem o objetivo de fazer cumprir uma lei em vigor há mais de 20 anos, mas que vinha sendo ignorada em alguns estados do Brasil: a lei que determina que os cartórios são obrigados a mandar para a Justiça todos os casos de crianças registradas sem o nome do pai.

Foto: Divulgação/TV Globo

O repórter Marcelo Canellas iniciou a produção da série em 2010, logo após o lançamento do projeto. Ele e sua equipe percorreram mais de oito mil quilômetros por cinco estados brasileiros nas regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Foram 70 horas de gravação acompanhando mais de 20 pessoas em busca do reconhecimento da paternidade. São crianças, adolescentes e adultos que nutrem o sonho de ter o nome do pai na certidão. A busca mostra sentimentos contraditórios, desde o amor por um pai que nunca viram ao rancor de não terem sido reconhecidos no nascimento.

No episódio de estreia, Canellas segue para Maceió e acompanha um dia de audiências do projeto “Pai Presente”. O repórter mostra os casos de Jeferson Guimarães, um microempresário que há 34 anos espera a oportunidade para abraçar seu pai pela primeira vez. E de Cristiane Gomes da Silva, uma atendente de 25 anos, que viu sua própria história se repetir em sua família: depois que o pai de sua segunda filha não quis reconhecer a paternidade da criança, ela teve contato com o projeto e corre atrás também de seus direitos.

O quadro ‘Quem é Meu Pai?’ estreia neste domingo, dia 26, no ‘Fantástico’. O programa vai ao ar logo após ‘Domingão do Faustão’.

2 comentários »

  • Serena said:  

    Como faço para entrar em contato direto com o reporter Marcelo Canellas? Preciso de ajuda,não para saber quem é meu pai mas,sim para ter ser certeza de quem não é.Depois de 44 anos minha mãe me contou que posso ser filha de um grande empresário paulista,não é apropriado dizer o nome dele,mas,ele também tem dúvidas,tanto que se propos a fazer o DNA,só que na minha ingenuidade ou mesmo ignorancia aceitei fazer o exame em horários diferentes e nunca o vi pessoalmente,como posso ter certeza que foi ele mesmo quem fez o exame ? ele está disposto a fazer uma contra prova,alguem pode me indicar um laboratório confiável ? Se o reporter puder entrar em contato comigo,darei todos os detalhes que ele precisar.O meu suposto pai em questão e muito conhecido em São Paulo e já ganhou muitos prêmios como empresário do ano.Meu e-mail é : monicamariasantanna@hotmail.com

  • Anônimo said:  

    como eu fasso para participar no quadro quem é meu pai. no meu caso ja tenho 8 ano q tento na justiça para o pai de minha filha resgistrar e ele sempre ta fugindo dos oficiais creio q ele tya pagando para dizer q ñ foi emcontrado.hoje minha filha tem 20 anos é uma menina triste por ñ ter o sobre nome do pai na escola q estudou sempre cobrava mais at hoje ñ foi resolvido .por isso hoje pesso ajuda de vcs ñ por mim por ela .agradeço josy josyilima@hotmail.com