As marcas residenciais da Embratel, assumirão a partir desta quinta a marca Claro, pertencente ao mesmo grupo controlador, o mexicano América Móvil.
Com isso, a TV por assinatura “Via Embratel”, a terceira maior operada do país, passa a se chamar “Claro TV” e o serviço de telefonia fixa “Livre” vira “Claro Fixo”.
Segundo o comunicado, as empresas do grupo América Móvil vão a partir de agora trabalhar em conjunto para a venda dos produtos. A Embratel garante que eles vão continuar com as mesmas características atuais, isto é, serão mantidos o serviço, o preço, a oferta, a forma de pagamento, a programação de canais, os recursos e a qualidade. “O cliente continuará com o mesmo contrato e receberá fatura com a identificação das marcas Claro TV ou Claro Fixo”, diz o comunicado.
“O anúncio é um passo importante para dar mais visibilidade à sinergia entre Embratel e Claro”, afirmou Antonio João Filho, diretor executivo da Embratel na área de TV por assinatura. De acordo com o executivo, a mudança visa a simplificar a comunicação com o mercado residencial e ampliar a capilaridade de vendas.
Cerca de 200 lojas Claro, que até então vendiam apenas soluções em telefonia móvel, vão comercializar também o Claro TV e o Claro Fixo.
A marca Embratel foi criada em 1965 para dar nome à Empresa Brasileira de Telecomunicações, companhia estatal. Mesmo em 1998, quando as empresas do Sistema Telebrás foram privatizadas, o nome Embratel foi mantido. Ela ficou como concessionária de longa distância (DDD e DDI), criando o famoso “Faz um 21”. Em 2003, a Embratel comprou a Vésper. Em 2004, a Embratel foi adquirida pela Telmex Internacional, incorporada pela América Móvil em 2010.