quarta-feira, 16 de maio de 2012

10ª Semana Nacional de Museus: TV Cultura promove visitação em sua sede

A 10ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e realizada em diversos centros culturais do Brasil, ganhou este ano uma parceria importante na preservação da memória televisiva na capital paulista.

Sob o tema “Memória também é Cultura”, a TV Cultura, emissora da Fundação Padre Anchieta, promove até o dia 17, uma série de visitas guiadas para aqueles que desejam conhecer sua história e saber como é o dia a dia de uma televisão.

Três exposições foram montadas exclusivamente para o evento. A primeira delas, “Roda Viva 25 Anos: o Mundo Passa Por Aqui”, é composta por 25 trabalhos do cartunista Paulo Caruso; a segunda, “Castelo Rá Tim Bum: 18 Anos de Sonho", Fantasia e Aprendizado”, homenageia o programa infantil expondo figurinos de personagens, bonecos e elementos cenográficos originais.

A terceira, “Backstage”, reúne câmeras antigas, maquetes de programas, plantas de cenário, entre outros objetos históricos do canal.

Centro de transmissão dos canais da FPA - Foto: Acervo PessoalExposição "Backstage" - Foto: Acervo PessoalEstúdio do "Jornal da Cultura" - Foto: Acervo PessoalExposição "Roda Viva 25 Anos" - Foto: Acervo PessoalExposição "Castelo Rá Tim Bum 18 Anos" - Foto: Acervo PessoalExposição "Castelo Rá Tim Bum 18 Anos" - Foto: Acervo Pessoal

O visitante também tem a oportunidade de conhecer as obras de arte de seu acervo, boa parte compostas em programas como “Metrópolis” e “Manos e Minas”, passar por outras áreas da emissora, como as redações do jornalismo e da rádio, os estúdios, o prédio administrativo e as salas de controle de exibição.

O projeto é realizado pelo CMA/FPA – Centro de Memória Audiovisual da Fundação Padre Anchieta – em dois horários: 11h e 16h e tem duração de 2 horas.

Posted in  on maio 16, 2012 by Thiago Cipriano |