quinta-feira, 4 de julho de 2013

Globo News prepara cobertura da Jornada Mundial da Juventude

Em julho, a cidade do Rio de Janeiro recebe a visita do Papa Francisco e são esperados cerca de dois milhões de católicos vindos de diferentes países para a 38ª Jornada Mundial da Juventude.

Foto: Divulgação/TV GloboDo dia 22 a 28 de julho, o canal de notícias GloboNews acompanhará, ao vivo, todos os compromissos do pontífice e mostrará as novidades do evento que promete mobilizar a cidade carioca. Além da cobertura especial da Jornada nos telejornais, o canal por assinatura prepara uma série de programas especiais sobre o tema.

GloboNews Especial  - O Papa Francisco concede entrevista exclusiva ao repórter Henrique Cymerman. Na Casa de Santa Marta, o pontífice fala da sua amizade com o rabino argentino Rabino Abraham Skorka, diz que se considera um padre comum e conta um pouco de seu amor pela equipe de futebol São Lourenço. O Papa mostra a sala onde faz as refeições e convida a equipe a almoçar com ele. O repórter participa ainda de um encontro entre o Papa e o Rabino em que os dois revelam que pretendem visitar Israel e Palestina, em 2014. Dia 14/07, domingo, às 20h30.

GloboNews Painel - O apresentador William Waack entrevista convidados repercutindo a visita e os caminhos da Igreja Católica na América Latina com a primeira visita do papa. Dia 20/07, sábado, às 23h.

GloboNews Especial - O êxodo católico no Brasil vem preocupando lideranças locais e o Vaticano. Não é por acaso que o Papa Francisco escolheu o país para sua primeira grande visita internacional. O programa vai mostrar porque o número de fiéis vem caindo na maior nação católica do mundo. Por outro lado, pesquisas apontam o crescimento dos evangélicos no país. Segundo o IBGE, os católicos somam atualmente 75% da população brasileira mas já foram 90% na década de 60. O repórter Gerson Camarotti ouve religiosos, fiéis e estudiosos sobre as causas desse êxodo e faz um balanço do catolicismo no Brasil de hoje. Dia 21/07, domingo, às 20h30.

Mundo S/A - Em tempos de encontro católico e visita do Papa, o programa mostra o lucrativo mercado de produtos religiosos no Brasil que chega a movimentar cerca de 12 milhões de reais por ano. As fábricas que vão fornecer as hóstias usadas na Jornada Mundial da Juventude trabalham a todo vapor para dar conta dos dois milhões de partículas encomendadas. O programa vai até Ponte Nova (MG) e confere como é a produção de uma dessas empresas que atende a mais de duas mil paróquias do país. Outro negócio sustentado pela fé, independente do credo, é o mercado de imagens religiosas. O Mundo S/A visita a empresa Imagens Bahia, em Ferraz de Vasconcelos (SP), que confecciona, por mês, 1.800 peças de gesso e resina que são distribuídas no Brasil e no exterior. Dia 22/07, segunda, às 23h.

Posted in  on julho 04, 2013 by Thiago Cipriano |