segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Record News anuncia demissões e nova reformulação; Futuro do canal é incerto

E aconteceu o que parecia um destino quase inevitável. O primeiro canal de notícias da televisão aberta do Brasil - também conhecido como Record News - anunciou nesta segunda uma nova reformulação com o objetivo de cortar gastos e alavancar os índices da emissora. A idea é apostar de vez no “all-news” (mesmo estilo que o canal Band News adota desde 2001).

Telejornais e programas como o “Página 1”, “NBlogs”, “Mundo Meio-Dia”, “Direto da Redação”, “Tempo News”, “Record News Rural”, “Estilo e Saúde”, “Zapping” e vários outros sairão do ar nesta semana.

Com isso, ao menos 40 funcionários foram avisados sobre a demissão do canal e já não prestam mais serviços à emissora. Entre os nomes dessa lista estão os âncoras João Santos e Andrea Berón. O corte atingiu 70% da redação.

A  Record News nasceu sob o grande fato de não existirem canais de jornalismo na TV aberta brasileira. Ligada á Rede Record, o ineditismo e a revolução que a nova emissora traria com seu lançamento foram as peças fundamentais para ir ao ar, em 27 de setembro de 2007.

O conceito da Record News, por se tratar de uma televisão jornalística operando na frequencia comercial, foi juntar diferentes produtos na sua grade para fisgar o telespectador da TV aberta em diferentes horários. Programas de entrevistas, talks shows, programas de moda, comportamento, prestação de serviços e três grandes telejornais diários.

Também sob o status de querer ser a “principal emissora jornalística do país”, sendo concorrente direta da Globo News (a mais popular e assistida do segmento), a emissora hoje, além de não ameaçar nenhuma emissora, luta para não padecer em meio a sua irrelevância e prejuízo.

É possível dizer com absoluta certeza, que o lançamento da emissora foi o pior fracasso estratégico da Record nos últimos tempos.

Leia o comunicado:

“A Record informa que a Record News, após 5 anos de atividades, passará por uma reformulação em sua grade de programação. A experiência do primeiro canal de notícias em televisão aberta totalmente gratuito demonstrou que o formato precisa se adequar ao novo momento de comunicação no País. Assim, a nova Record News terá conteúdo estritamente jornalístico e sua programação vai priorizar as principais informações do dia.

A Record News manterá o Jornal da Record News sob o comando de Heródoto Barbeiro, com a participação de comentaristas como os jornalistas Ricardo Kotscho e Nirlando Beirão. Os principais telejornais da TV Record também serão reexibidos em horários alternativos.

Com esta reformulação, a Record vai atender aos telespectadores que buscam informação 24 horas por dia em televisão aberta e gratuita em todo o território nacional."

Posted in  on novembro 05, 2012 by Thiago Cipriano |