sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval Globeleza: Tecnologia 3D na avenida

A Globo está mobilizando uma equipe com mais de 2.000 profissionais para a transmissão do Carnaval 2011. A equipe de jornalismo da emissora vai acompanhar de perto a folia por todo o país: os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, os blocos de rua, a festa em Salvador, Manaus e Recife, e onde mais o Carnaval estiver pegando fogo, trazendo todos os ângulos da festa que agita o Brasil. A tecnologia será a marca registrada da transmissão do Carnaval 2011. Os desfiles das escolas de samba serão captados e exibidos em HD (alta definição). E, pela primeira vez, os desfiles do Rio serão produzidos em 3D e exibidos para todo o país através do canal 701 da operadora de TV a cabo NET.

 

Confira também:

SBT Folia: Os preparativos para o carnaval de Salvador

Band Folia: Band Folia: 80 horas de transmissão do carnaval

 

   RIO DE JANEIRO

 
Glenda Kozlowski e Luis Roberto são os narradores da transmissão dos desfiles das escolas de samba do grupo especial no Rio de Janeiro. Mas o trabalho da dupla começa bem antes do dia dos desfiles na Sapucaí. Há três meses, eles frequentam os barracões das escolas na Cidade do Samba e entrevistam os dirigentes, carnavalescos e integrantes das 12 escolas.

“Vou a todas as quadras pelo menos uma vez antes do desfile. Recebemos informações privilegiadas e ficamos sabendo meses antes o que eles estão preparando para a Sapucaí”, explica Luis Roberto. Glenda comenta a importância da imparcialidade na narração dos desfiles: “Estamos falando da paixão de um povo, mexendo com emoções. É preciso ter muito cuidado para que não haja tendência para um lado ou outro. Mas tem muita escola preparando coisas novas, que vão dar o que falar”.

Em toda a passarela do samba, mais de 40 câmeras, incluindo cinco sem fio e imagens aéreas do Globocop, captarão, ao vivo, os detalhes dos desfiles, com os repórteres André Luiz Azevedo, Edmilson Ávila, Fábio Judice, Flávia Jannuzzi, Hélter Duarte, Lília Teles, Mariana Gross, Mônica Sanches, Renata Capucci, Renato Ribeiro, Sandra Moreyra e Vandrey Pereira, entre outros.

No segundo recuo da Sapucaí, uma câmera especial vai captar as imagens e, principalmente, os sons do coração das escolas: as baterias. O objetivo é detalhar os sons de cada instrumento, trazendo ainda mais emoção para quem está assistindo ao espetáculo do conforto de casa.

No intervalo entre os desfiles, a transmissão passará para as mãos de Ana Paula Araújo, que vai comandar a cobertura jornalística  do “Estúdio Globeleza”, com telas touch screen interativas, posicionado na praça da Apoteose. Fernanda Abreu, Helio de La Pena, Teresa Cristina e Haroldo Costa integram o time de comentaristas da emissora no Rio de Janeiro. Chico Pinheiro lidera a mesa de convidados, que vai analisar os destaques da agremiação que acabou de desfilar pela avenida. Ana Paula comanda  a entrada dos repórteres na dispersão e vai mostrar o carnaval pelo Brasil, a folia quente de Salvador, do Recife e de outras capitais brasileiras.

 

   SÃO PAULO

Na capital paulista, a narração dos desfiles do Carnaval 2011 ficará por conta da dupla Cléber Machado e Mariana Godoy. “É um trabalho maravilhoso que começa nas visitas aos barracões, na preparação e nas conversas com os carnavalescos. E, ao final, ver tudo que acompanhamos na avenida, prontinho para brilhar, é sempre emocionante”, conta Mariana. Para Cléber, o grande desafio é passar para os telespectadores a história que está sendo contada na avenida. “Diferentemente do futebol, a narração do carnaval tem uma história, contada pelas alas. Procuro sempre explicar o que está na avenida e valorizar o trabalho duro desses artistas”.


Chico Pinheiro comanda o estúdio interativo  e recebe os comentaristas Negra Li, Ailton Graça, Leandro Lehart e Celso Viáfora. “Sou um apaixonado pela música, e o samba é o patrimônio do nosso país. É uma mistura de muitos ritmos, se recria, e quando a gente acha que está acabando ele renasce. O carnaval é a prova mais viva de tudo isso”.
Na avenida, a equipe da Globo será formada pelos repórteres Abel Neto, Alan Severiano, Carla Modena, Daiana Garbin, Fábio Turci, Glória Vanique, José Roberto Burnier, Márcio Canuto, Maria Júlia Coutinho, Maurício Kubrusly, Monalisa Perrone, Nathalia Ariede, Rodrigo Alvarez, Veruska Donato e Walace Lara.


A Rede Globo mostrará os desfiles das escolas de samba de São Paulo sexta dia 04, e no sábado, dia 05. Na sexta, a exibição do carnaval paulistano começará após o ‘Globo Repórter’ e, no sábado, depois do ‘BBB11’. A apuração acontecerá na terça-feira, dia 08, e será transmitida ao vivo após o ‘Vale a Pena Ver de Novo’.

 

   JORNALISMO NA FOLIA

O apresentador Evaristo Costa vai percorrer as principais capitais onde o Carnaval tem grande expressão. Amanhã, ele entra ao vivo do Sambódromo de São Paulo para chamar a primeira noite dos desfiles das escolas paulistanas.

No sábado, o apresentador estará em Recife, mostrando o desfile do Galo da Madrugada. O Rio será seu destino na segunda-feira de Carnaval. E, na terça, Evaristo entrará ao vivo.

 

O portal G1 vai transmitir em tempo real os desfiles do Rio de Janeiro e de São Paulo e suas respectivas apurações. Sua página especial de Carnaval (http://g1.globo.com/carnaval/2011) traz uma cobertura completa com notícias, fotos e vídeos dos desfiles das escolas de samba, programação dos blocos de rua e trios elétricos das principais capitais do país. Um catálogo de vídeos mostrará os melhores momentos dos desfiles e trarão momentos históricos com as campeãs de outros carnavais.

Para o “Você no Carnaval”, o internauta pode mandar vídeos e fotos da sua folia ou comentários sobre os desfiles que estão sendo exibidos na Rede Globo. Alguns vídeos serão selecionados e exibidos durante a transmissão dos desfiles.

Posted in ,  on março 04, 2011 by Thiago Cipriano |