domingo, 5 de fevereiro de 2012

Emissoras de rádio e televisão transmitem a final do Super Bowl XLVI no Brasil

Um dos eventos esportivos mais importantes dos EUA chega ao fim neste domingo. O Super Bowl não é muito popular entre os brasileiros, mais será transmitido ao vivo na TV por assinatura, na TV aberta e até no rádio.

Os canais ESPN, ESPN HD, rádio Estadão ESPN e TV Esporte Interativo garantiram os direitos de exibição pelos próximos anos.

O torneio organizado pela NFL – a liga americana de futebol – além de ser a atração mais assitido do ano por lá, se tornou a maior vitrine publicitária do mundo. Um comercial de 30 segundos no “show do intervalo” do Super Bowl pode custar até 4 milhões de dólares.

Para se ter uma ideia do que isso significa, vamos fazer uma comparação meio absurda, só pra exemplificar. O custo de 30 segundos na novela “Fina Estampa”, o programa mais assistido do Brasil no momento (sic), custa “apenas” 476 mil reais, ou pouco mais de 277 mil dólares.

 

HALFTIME SHOW

Além da mega estrutura e dos anúncios publicitários que viram super produções, o jogo entre o New York Giants x New England Patriots terá um show exclusivo da cantora Madonna no “Halftime Show”, apresentado pela Bridgestone. Entre os artistas que já se apresentaram no intervalo da competição em anos anteriores estão Paul McCartney, The Rolling Stones, Diana Ross, Black Eyed Peas e até Michael Jackson.

A edição de 2011, foi o programa mais visto da história nos EUA até hoje, com uma audiência superior a 111 milhões de espectadores. Em 2012, são esperados mais de 160 milhões.

 

CANAIS ESPN

Na TV, a ESPN enviou o narrador Everaldo Marques, o comentarista Paulo Antunes e o repórter André Kfouri para transmitir ao vivo todos os lances do jogo, que acontece no estádio Lucas Oil, em Indianápolis. Ao todo serão nove profissionais, entre equipe técnica e jornalistas.

Além da transmissão ao vivo da partida, a ESPN também teve ao longo da semana, programas especiais sobre o torneio como o “The Book is On The Table”, “Semana NFL”, “Abre Jogo – Especial” e o “Antunadas” – esse último, que é exibido semanalmente no site, ganhou uma edição especial sobre o Super Bowl, na grade televisiva do canal.

A rádio Estadão ESPN também dará destaque ao evento e transmite ao vivo a partida, a partir das 21h.

 

TV ESPORTE INTERATIVO

Já a TV Esporte Interativo escalou o narrador André Henning para a decisão do Super Bowl. “Ficamos sabendo que íamos fazer o Super Bowl há uns dois meses e, desde o fim da temporada regular, passei a ver todos os jogos. Confesso que eu não estava acompanhando, não é o meu esporte, mas passei a ver tudo com um olhar diferente. Teve fim de semana que eu fiquei mais de 8h seguidas vendo jogos. Essa semana começa o mais pesado, que é ler todos os jornais de lá, ver programas, matérias, fuçar com um pouco mais de cuidado”. disse Henning em entrevista ao portal UOL.

A transmissão do canal conta ainda com os comentaristas Vitor Sergio Rodrigues, Paulo Mancha e Raphael Martins, que é técnico de futebol americano no Rio.

A TV EI, o primeiro canal de esportes da TV aberta brasileira, está no ar a cinco anos. Entre os torneios exibidos pelo canal estão a Liga dos Campeões da Europa, os campeonatos Alemão, Inglês e Argentino de futebol, entre outros.

Final do Super Bowl XLVI, na televisão pelos canais ESPN, ESPN HD e TV Esporte Interativo. No rádio, pela Estadão ESPN. A partir das 21h30.