quarta-feira, 23 de maio de 2012

Em “A Grande Família”: Mentir e fumar é só começar

As famílias Silva e Carrara dão exemplos de maus hábitos. Impulsiva, Nenê (Marieta Severo) volta a fumar, vício que teve começo e fim durante o coma do marido. Para se poupar de dar explicações a Lineu (Marco Nanini), a costureira sempre se esconde dele quando fuma. Já seu neto Florianinho (Vinícius Moreno) aprende com o pai que o caminho mais rápido para conseguir o que quer é pagando as pessoas. 

Um dia, Nenê entra no banheiro para fumar e é flagrada por Tuco (Lucio Mauro Filho), que já sabia da fraqueza da mãe. Como se tivessem invertido os papéis, o filho briga por ela ter se rendido à dependência do tabaco de novo e pede que pare. E os rastros de que há um fumante na casa são evidentes, mas não apontam para Nenê.

Quando sente cheiro de cigarro e vê um maço no banheiro, Lineu intui que deve ser do filho. Para não delatar a mãe, o rapaz assume a culpa e é apontado como uma grande decepção em casa. Na tentativa de acabar com o vício, o comportamento da modista na By Kelly (Katiuscia Canoro) é afetado. Ansiosa pela abstinência, ela exagera na sinceridade e espanta muitas clientes da loja. Mas há consequências piores. Enquanto ela mantém o discurso para o filho e Pajé Murici (Luis Miranda) de que vai largar os maços, um cigarro aceso cai no tapete.

Na casa vizinha, o problema é com Florianinho. Depois de amolecer na educação do filho e não obrigá-lo a estudar, se alimentar e dormir na hora certa, Agostinho (Pedro Cardoso) garante a Bebel (Guta Stresser) que consegue colocar o menino no caminho certo. O problema é que ele só quer jogar videogame. O pai consegue à primeira vista, mas na base de uma pedagogia capitalista. Para impressionar a mulher e mostrar que tem voz de autoridade, ele suborna o filho em cada tarefa. E o menino adere ao mau exemplo rapidamente. Quando Lineu descobrir que o garoto comprou as respostas de uma prova na escola, terá que ensinar bons valores ao neto e ao genro.

O episódio tem redação de Bernardo Guilherme, Bíbi Da Pieve, Marcelo Gonçalves, Maurício Rizzo e Max Mallmann. A direção do episódio é de Olívia Guimarães, a direção geral é de Luiz Felipe Sá e a direção de núcleo é de Guel Arraes.

‘A Grande Família’ é exibida às quintas-feiras, logo após ‘Avenida Brasil’.