quarta-feira, 2 de maio de 2012

“Globo Mar” visita o Parque dos Meros e a Ilha do Mel

O “Globo Mar” desta quinta-feira, dia 3, visita o litoral do Paraná para conferir o trabalho de pesquisadores responsáveis por repovoar a costa com peixes e vida marinha, através da utilização de recifes artificiais.

No Parque dos Meros, o repórter Ernesto Paglia mergulha no naufrágio de uma balsa - localizado em uma destas regiões povoadas por recifes artificiais - para encontrar os meros, peixes gigantescos que chegam a pesar até 400 quilos. Com um temperamento dócil, o animal gosta de se abrigar nas rochas do fundo do mar.

Foto: João Cotta/TV Globo

Eles nadam por praticamente todo o litoral nacional até chegar ao sul dos Estados Unidos e andavam sumidos da costa brasileira por causa da pesca irresponsável. Para proteger a fauna marinha, os cientistas criam, além dos recifes artificiais, refúgios de concreto que atraem as espécies marítimas. “Nós desenvolvemos com algumas empresas que trabalham com cimento a estrutura adequada, com um material que não é nocivo ao meio ambiente”, explica Ariel Scheffer, biólogo da Universidade Federal do Paraná.

O programa desta semana vai ainda até a Ilha do Mel, um paraíso ecológico que resiste ao progresso e à movimentação de um dos maiores portos do país. A equipe mostra os encantos e belezas naturais da ilha, que já esteve ameaçada de se partir em duas e agora está até se expandindo.

O telespectador conhece também os mistérios da Gruta das Encantadas, onde, segundo os nativos da ilha, sereias tomavam conta do lugar, e o dedicado trabalho de Camila, uma bióloga que fotografa e estuda os botos da região. Ela explica que a espécie é considerada um sentinela ambiental, pois, através dos sinais encontrados neles, os cientistas conseguem diagnosticar a saúde do ambiente local. “A gente tem observado, em alguns estudos, que esses bichos já têm níveis de contaminantes e de pesticidas elevados”, constata a pesquisadora, que não esconde a emoção de conviver com os animais.

O ‘Globo Mar’ vai ao ar às quintas-feiras, logo após ‘As Brasileiras’.

Posted in  on maio 02, 2012 by Thiago Cipriano |