segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria: Emissoras dedicam programação dominical para abordar o assunto

Em decorrência da tragédia em Santa Maria/RS, onde uma casa noturna pegou fogo após um show pirotécnico, vitimando cerca de 230 pessoas na madrugada deste domingo, emissoras de tv dedicaram várias horas de sua programação pra cobrir o assunto.

Foi um dia atípico, nas primeiras horas da manhã, Globo News e Band News já conversavam com autoridades policiais e sobreviventes.

Durante as conversas, Luciano Cabral, da Globo News, confirmava a morte de 200 pessoas. Na Band News, Christiano Blota informava que os corpos estavam sendo levados para o ginásio da cidade, para posterior identificação.

 

Na Globo, durante o "Esporte Espetacular", flashs com informações sobre o ocorrido foram apresentados durante vários momentos. Uma cobertura mais intensa, com maiores detalhes, se deu ao final do programa, que excepcionalmente teve 3 horas de duração. Renata Ceribelli, em todos os intervalos da programação, apresentou o "Globo Notícia" trazendo o número oficial de vítimas. Logo depois, "Domingão do Faustão" e "Fantástico" repercutiram a tragédia.

 

Na Band, José Luiz Datena comandou a cobertura especial dentro do "Band Esporte Clube".  Ouvindo especialistas de segurança, autoridades locais e vítimas que saíram ilesas, já se confirmava que o local não possuía alvará do corpo de Bombeiros e que alguns seguranças impediram as pessoas de saírem sem pagar, o que só piorou a situação. Mais tarde, a equipe de jornalismo do canal preparou um programa especial apresentado por Fabio Pannunzio.

 

O SBT e a Record, durante toda a tarde, manteve no ar a cobertura dentro dos programas de auditório, mostrando relatos e informações sobre a tragédia. Reinaldo Gottino comandou o plantão dentro "Programa do Gugu" junto com o jornalista André Haar, da Record RS. A cobertura seguiu durante o "Domingo Espetacular".

 

O "Domingo Legal" e "Eliana" também dedicaram boa parte de seu tempo para falar do assunto. Eliana, que tem um programa já gravado, preferiu apresenta-lo ao vivo. O jornalista Marcelo Torres e Wilson Rosa, do SBT RS, auxiliaram na cobertura. Após o "Programa Silvio Santos", o jornalismo do SBT voltou a falar do caso com um programa especial.

Nesta segunda, edições especiais dos principais telejornais da televisão estão previstas para serem apresentadas direto do município de Santa Maria.

Posted in  on janeiro 28, 2013 by Thiago Cipriano |