segunda-feira, 18 de abril de 2011

Casamento Real: A cobertura da imprensa na união de William e Kate Middleton

A realeza deixou de fazer parte da cultura nacional a bastante tempo. Por aqui não existem (propriamente ditos) reis, rainhas, príncipes e princesas. O negócio aqui é outro. São os coronéis, fazendeiros, políticos e traficantes que dominam o país. Isso não quer dizer que o casamento do príncipe William com Kate Middleton, tenha gerado desinteresse por parte dos brasileiros, muito pelo contrário. A mídia brasileira promete dedicar várias horas e várias páginas de seu conteúdo sobre aquele que, em pleno século XXI, ganhou status de “o casamento do século”.

Desde que anunciaram o noivado, em novembro de 2010, o mundo começou a dar destaque ao casal. De onde vieram, pra onde vão, como se conheceram, qual a marca do vestido, do sapato, o modelo da aliança… Virou uma espécie de reality show. Todos os dias, chovem de notícias sobre o enlace, é lançado bonecas, livros, para os mais antenados; aplicativos para celular, e até joguinhos eletrônicos.

Marcada para o dia 29 de abril, em Londres, a luxuosa e cerimônia tem uma extimativa de 2 bilhões de telespectadores, no mundo todo. Se somado o público gerado por jornais, revistas, portais de internet e rádios, esse número facilmente aumentaria. Pra se ter uma ideia, o funeral da princesa Diana, mãe de William, foi visto por cerca de 2,5 bilhões de pessoas.

Para acompanhar o casório, mais de 8 mil jornalistas foram credenciados. Serão câmeras e mais câmeras, sejam em high definition ou não, máquinas fotográficas ou de celulares, microfones, satélites e muito pano pra manga. Haja paciência, e fôlego. Daqui a alguns dias, o Brasil e o mundo serão bombardeados pelo espetáculo em torno do casamento real. Confira as principais:

 

A cobertura do casamento já é destaque nos principais telejornais e jornalísticos da Globo. O Fantástico, Jornal Hoje e Jornal Nacional terão reportagens especiais. Já o Globo Repórter, no dia 22 de abril, será totalmente dedicado ao assunto. No dia da cerimônia, o Bom Dia Brasil vai acompanhar de perto todos os detalhes do casamento. Os repórteres Pedro Bassan e Marcos Uchôa são os enviados da emissora á Londres e ajudará na cobertura.

 

Na Globo News, serão apresentados programas especiais. Dia 21, o Sem Fronteiras vai analisar a “democracia versus monarquia”; No dia 24, o programa Globo News Especial será sobre o uinverso das princesas. Como são, como vivem, o que elas representaram e ainda representam na sociedade mundial; No mesmo dia, o Arquivo N mostra os casamentos reais ocorridos pelo mundo; Dia 29, o Conta Corrente mostra os efeitos e as cifras geradas em torno desses eventos.

 

A Rede Record, aparentemente, terá uma cobertura mais jornalística. Reportagens no Fala Brasil, Jornal da Record e no Domingo Espetacular mostrarão as curiosidades que cercam o badalado casório em Londres. O Hoje em Dia também será pautado pelo assunto, com as principais informações e detalhes do casamento. A  cobertura será comandada por Adriana Araújo, Thaís Furlan e Camila Busnello direto de Londres.

 

A emissora dedicará várias horas de sua programação para a transmissão do evento. No dia 29, a partir das 5h da manhã, os preparativos, a chegada de convidados em Westminster até o trajeto de carruagem de William e Kate ao Palácio de Buckinghan. Como a sala de imprensa da emissora está sem atualizações desde 2009, e a assessoria do canal não responde e-mails, maiores detalhes sobre a cobertura, só no dia.

 

Reportagens especiais no SBT Brasil, Jornal do SBT edição da noite e da manhã, além de especiais nos jornalísticos da emissora. No dia do casamento, os detalhes serão apresentados por Hemanno Henning e Analice Nicolau no Jornal do SBT Manhã, a partir das 5h, além de flashs durante a programação ao longo do dia.

 

A Band e Band News vão mostrar as principais curiosidades e fatos que cercam o evento. Serão exibidas reportagens especiais em vários jornalísticos, programas de entretenimento e telejornais dos dois canais, além da apresentação de flahs durante o casamento, na sexta dia 29.

 

A RedeTV! começa a exibir uma série de reportagens especiais no RedeTV News a partir de hoje (dia 18/04). Serão apresentadas reportagens sobre o casamento real em vários programas da emissora ao longo da semana. No dia 28, o jornalístico Aconteceu, apresentado pelo jornalista Laerte Duarte, vai relembrar os principais casamentos da família real britânica. No dia 29, a partir das 7h, Rita Lisauskas e Augusto Xavier vão mostrar ao vivo o casamento.

 

A cobertura do GNT já começou. Além de apresentar documentários e programas especiais sobre o assunto desde o anúncio do noivado, o canal apresentará no dia 22, William & Kate: Um conto de Fadas. E de 25/04 a 28/04 (dia em que antecede o casamento), será exibido a minissérie A História de uma Princesa, sobre Diana.

 

O Discovery Channel trará em sua programação dois programas especiais. Apresentados em 24 de abril, Príncipe William, Kate e as Bodas Reais (20h) e Príncipe William e Kate – Compromisso real (21h) mostrarão o glamour e o luxo da cerimônia. Entrevistas, histórias de bastidores, recordações e os preparativos para o grande dia. Jornalistas de renome como Piers Morgan da CNN, historiadores, biógrafos e amigos próximos da família também darão declarações sobre a festa e o estilo de vida do casal.

 

Já o Discovery Home & Health terá na programação especial vários programas sobre o assunto. Dia 24 de abril ás 23 horas, Colecionadores Reais vai mergulhar no mundo de pessoas, que por algum motivo, resolveram colecionar artigos pertencentes á realeza. São Pratos, taças, talheres e até vestidos que foram usados pela princesa Diana. No dia 25 ás 19 horas, o documentário 30 anos em 30 dias mostra 30 dias na vida da família real ao longo de 30 anos. O que fez a monarquia britânica para aprender com os erros cometidos com Charles e Diana em 1981, e não permitir que o mesmo aconteça com William e Kate. Dia 26 também ás 19h, Harrymania mostra como o irmão de William passará a ser o “solteiro mais cobiçado do mundo”. Finalmente no dia 27, o programa Era uma Vez: Charles e Diana revive toda a magia do casamento mais assistido do século 20, com cenas inéditas e momentos fascinantes do evento.

 

O canal terá no dia 26 uma série de programas especiais (que obviamente serão reprisados posteriormente em vários horários). ás 20h, Princesas do Mundo; ás 21h Diana: The True Story; ás 22h, Dinastia Grimaldi; e ás 23h, Rania, a Rainha no YouTube.

 

A CNN já vem dando destaque ao evento desde o anúncio oficial no ano passado. Restrito apenas á cobertura jornalística, a emissora vai itensificar o conteúdo dedicado ao casamento real. Richard Quest vem comandando em alguns sábados, especiais sobre o evento. O jornalista Piers Morgan receberá em seu programa, em 25 e 29 de abril, convidados ligados ao casal. No dia do casório, ele será um dos âncoras do canal na transmissão ao vivo. A CNN en Español trará em 29/04 um especial sobre a nova princesa: La Mujer Que Será Reina, ás 14h.

 

O E! Entertainment Television irá exibir no dia 25 ás 20h, um especial sobre a princesa Diana, e outro sobre as personalidades reais jovens. Na véspera do dia do casamento, o documentário The Royals mostrará a vida da realeza. Dia 29 será feita a cobertura do evento com a análise do que aconteceu na cerimônia e os looks usados pelos convidados. Vai ao ar a partir das 22h.

 

As informações obtidas no texto foram colhidas através de pesquisas e diversas consultas pelos sites das TVs citadas. O horário e o dia da exibição dos programas listados poderão ter alterações pelas emissoras.

 

*Postagem atualizada em 21/04

Posted in  on abril 18, 2011 by Thiago Cipriano |