O tradicional tema de fim de ano da Rede Globo, a música “Um novo tempo”, ganha um intérprete especial esse ano: pela primeira vez, o rei Roberto Carlos participa da campanha e comanda o coral de 130 grandes estrelas da Rede Globo, entre atores, apresentadores, jornalistas e comentaristas. Mas essa não é a única surpresa da campanha: os apresentadores Ana Maria Braga, Angélica, Fausto Silva, Luciano Huck, Renato Aragão, Serginho Groisman, William Bonner e Xuxa também participam do filme interpretando pessoas comuns, que ajudam a realizar a festa de Natal de uma tradicional família brasileira.
No filme, os apresentadores interpretam papeis de personagens comuns, que ajudam a organizar a festa de Natal de uma família. Luciano Huck é o taxista que leva para casa o pai de família com os presentes de Natal; Serginho Groisman, o sorveteiro da praça; Didi e Dedé estão decorando a fachada da casa da família com luzes e sinos de Natal; William Bonner é o carteiro que traz um dos presentes; Ana Maria Braga, a cozinheira que prepara a ceia de Natal; Xuxa, a babá da família; Angélica, a arrumadeira que enfeita a árvore de Natal; e Faustão, o garçom da festa.
No fim, todos são convidados pelas crianças para assistir na televisão o show de Roberto Carlos, em que ele canta com o elenco da Rede Globo o tema de fim de ano da emissora, “Um novo tempo”, música de Marcos Valle, Nelson Motta e Paulo Sérgio Valle, que esse ano ganhou novo arranjo de Guto Graça Mello e a voz do Rei.
O figurino ficou a cargo de Emília Duncan e Sônia Tomé. A cenógrafa May Martins trabalhou em parceria com a diretora de arte Tiza de Oliveira para imprimir ao filme o clima natalino. “Temos um verdadeiro exército envolvido nesse projeto. São cerca de 500 profissionais, trabalhando direta e indiretamente nesse cenário. Só de lâmpadas lineares, são mais de 7.200 metros, além de cerca de 3.000 metros de outros tipos de luzes”, conta a cenógrafa. Tiza conta os desafios da equipe de produção, que se dedicou ao projeto durante 10 dias. “Nós trabalhamos em conjunto com a cenografia e apostamos em luzes e velas para dar o tom mágico que a campanha exigia”, afirma a diretora de arte.
O diretor de núcleo Jayme Monjardim sintetiza o conceito da campanha. “A ideia é promover um encontro da família brasileira com as principais estrelas da Rede Globo.
E, para isso, convidamos os melhores profissionais do mercado para viabilizá-la”, conta Jayme, que teve o apoio de dois importantes profissionais do mercado para dividir com ele a direção: o publicitário João Daniel Tikhomiroff e o diretor de fotografia Affonso Beato.
“O que me atraiu nesse projeto foi o desafio de buscar um caminho diferenciado para a tradicional mensagem de fim de ano, sem perder o clima emocional de todos os anos”, conta o publicitário. Affonso Beato, que já assinou a fotografia de diversos filmes do espanhol Pedro Almodóvar, também foi convocado. “Fotografia nessa campanha é o pensamento da imagem, do desenho do filme. A minha função aqui é integrá-la à iluminação e à cenografia”, conta Beato.
Criado pela Central Globo de Comunicação em parceria com a agência W/McCann, o filme de 75 segundos entra no ar segunda-feira, dia 28, e permanece na programação da emissora até o dia 6 de janeiro.
CGCOM