São longos 12 anos no ar. Você conheceu (ou já ouviu falar) em um dos 185 participantes da “casa mais vigiada do Brasil”.
O “BBB” era considerado o mais bem sucedido reality show da TV brasileira, tanto em faturamento quanto em audiência. O formato comprado pela Rede Globo da holandesa Endemol surgiu em 2002 no Brasil após polêmicas em torno de sua exibição.
DECADÊNCIA
Nos últimos anos, por causa de formatos semelhantes e pela falta de interesse, o programa amargou os mais baixos índices de audiência de sua história e vem perdendo definitivamente esse status.
Para se ter uma ideia, a jornada decadente do programa teve início a partir da 6ª edição, onde a audiência do programa foi de 43 pontos. Apesar de números excelentes, teve menos audiência do que a anterior, que obteve 47 e até hoje, mantém o recorde positivo do programa. Na última edição, a média geral se firmou como a pior até hoje. Foram ”pífios” 25 pontos.
Contados 31 dias após a sua estreia, o Big Brother Brasil 12 somou até hoje, uma média parcial de 27 pontos. É o melhor resultado alcançado pela atração desde 2006. Ajudado principalmente pela polêmica de um suposto estupro, o crescimento inédito ainda preocupa a direção da Globo.
MÉDIA DE AUDIÊNCIA DAS EDIÇÕES DO BIG BROTHER BRASIL
´*O índice de 2012 refere-se apenas aos 31 dias de exibição.
OSTRACISMO
O forte apelo junto ao público fez que com que muitos anônimos recém saídos do programa, virassem celebridades instantâneas (os chamados ex-BBBs).
Curiosamente, na contramão do que se imagina, as últimas edições do reality provaram o equívoco, a fraca seleção de participantes e a ausência de grandes inovações. Nenhum sobreviveu na mídia por muito tempo depois do BBB. Hoje, com o mínimo de repercussão, o que se vê é participantes caindo em ostracismo antes de terminar a edição em que atua. Inimaginável em tempos atrás.
FATURAMENTO EM QUEDA
Até mesmo o inatingível faturamento do BBB mostra sinais de cansaço. Segundo levantamento do “Controle da Concorrência”, que monitora inserções comerciais para o mercado, o reality sofreu queda de 25,3% em ações de merchandising em relação ao "BBB11". Foram 50 produtos anunciados, contra quase 70 no mesmo período da edição anterior.
É cada vez menos telespectadores e anunciantes dando “aquela espiadinha”.
Os dados de audiência referem-se á medição da Grande São Paulo pelo IBOPE e equivalem á cerca de 58 mil domicílios.