sábado, 10 de março de 2012

Jornalístico ‘TV Folha’ estreia na TV Cultura

Neste domingo, a TV Cultura estreia às 20h o jornalístico "TV Folha". O programa semanal, com duração de 30 minutos, trará comentários de colunistas do jornal como Fernando Rodrigues, Barbara Gancia, Vinicius Torres Freire e Xico Sá e reportagens das redações de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro e dos correspondentes nacionais e internacionais.

O conteúdo editorial será de responsabilidade exclusiva da Folha e não terá qualquer participação da TV Cultura. Os principais temas do jornal impresso serão contemplados no cardápio do programa, além de reportagens exclusivas.

Na primeira edição, o "TV Folha" traz um depoimento inédito do cantor e compositor Chico Buarque e uma entrevista exclusiva com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). João Wainer, diretor do programa, destaca a concepção de uma nova linguagem de vídeo, desenvolvida para traduzir a personalidade do jornal impresso sem recorrer aos cacoetes do telejornalismo convencional.

Além de uma equipe própria, o programa também contará com os fotógrafos do jornal, mais de 20 no total, para a captação de imagens.

"A mesma câmera que faz a foto para o jornal faz o vídeo --e com melhor qualidade que as filmadoras. Esse equipamento, que é mais compacto e mais barato, está revolucionando o mercado, tem sido utilizado no seriado 'House' e foi usado em partes do filme 'Cisne Negro'", explica Wainer.