CQC estreia nova temporada e cria polêmica com “símbolo” na abertura; Entenda

terça-feira, 15 de março de 2011 Faça um comentário!

A identidade visual do programa CQC sempre foi um dos grandes acertos da atração, além dos tantos outros que a crítica já reconheceu ao longo desses três anos no ar. Ao mesclar, jornalismo, humor e entretenimento de forma descontraída e informal, o programa soube utilizar-se bem dos interessantes recursos visuais e vinhetas que se renovam a cada temporada. A produção dessas vinhetas ficam por conta da Quatro Cabezas, a produtora argentina dona do formato da atração.

Nesta segunda, dia 14, não foi diferente. Estreia de nova temporada, expectativas nas novidades após o período de férias e, conferir o novo pacote gráfico do programa.

Esse ano, a temática fica por conta da “exploração dos mundos”. De cima pra baixo, é mostrado diferentes ambientes, como o “submundo” com fogo e cores quentes, passando pela terra onde há raios e maquinários, até chegar ao topo onde há nuvens e cores claras, além de elementos que condizem com o “paraíso”, assim por dizer. Ambiente que encerra essa exploração mostrando o logotipo do programa.

Uma excelente e, como não poderia deixar de ser, futurista vinheta (por conseguir agregar num só plano visual, vários elementos e recursos digitais, o que poucos na TV do Brasil conseguem sem criar aquela confusão toda) que como as outras sempre impressionam pelos conteúdos apresentados.

 

 

 

Bom, até aqui tudo normal. Apesar da criatividade na elaboração desses novos recursos, o que chamou a atenção de algumas tantas pessoas, que a meu ver, se preocupam demais em acreditar em simbologias, crendices e afins, foi essa parte da abertura:

 

 

Já de algum tempo, circulam vídeos e textos via e-mail de uma tal Illuminati, ou “os iluminados de ideias radicais que se rebelaram contra a Igreja no século 18 e se misturaram à maçonaria para criar a mais poderosa organização subterrânea que já existiu, com os ideias de dominar o mundo”.

A simbologia mais conhecida dessa, digamos seita, que ressurgiu após a popularização de jogos RPGs, filmes de ficção científica e pela popularização cada vez mais inconsequente dos meios digitais é, a “pirâmide do olho que tudo vê”, sinistro.  Reza a lenda, que a pirâmide de cabeça para cima representa um mundo, pirâmide de cabeça para baixo o outro mundo e se tiver o olho é porque conseguem ver esses dois mundos.

Ou seja, a “pirâmide do olho que tudo vê” da abertura do programa representaria esse outro mundo, que também vê o outro mundo, não muito longe do tema proposto nessa nova criação visual, a “exploração dos vários mundos”.

E o porque da polêmica? É a espécie de “telefone sem fio”, lembra da expressão? Podemos contar “batata doce” para uma pessoa, mais que chegará na décima como “cenoura verde”. Uma história que vai passando de boca em boca, criando-se simbologias fúteis e um tanto quanto bobas. Crendices medíocres como elementos de manipulação visual que, pelo simples fato de aparecer uma figura em determinado lugar, você fica alucinado, fica íntimo do capeta… (sic)

É incrível de que em pleno século 21, muitas pessoas se ocupem em manter vivo esse tipo de pensamento que foi abolido no passado. E mais incrível ainda, ver pessoas que levam a sério isso tudo.

Bom mesmo é crer que, mais cedo ou mais tarde, o pessoal vai pelo menos se ocupar em fazer algo útil por aí e parar com baboseiras, né? Vamos torcer.

27 comentários »

  • Anônimo said:  

    kra nova temporada do CQC cheia de mensagens subliminares com a piramide e o olho dentro , soh naum ve quem naum quer essas imagens passaram durante o programa inteiro e mto rapidamente , em flashes* se isso naum tem nda a ver pq colocam tanto esse tipo de coisa no programa e porque taum rapido pro povo num ver e soh captar isso pelo subconsciente??

  • Anônimo said:  

    Pessoal, em todas as reportagens... quanto tem uns flash de troca de cena, aparece o olho que tudo ve!!!

  • profetaelias said:  

    Então se tudo é crendice boba, da mesma forma o CQC não deveria explorar tanto de tais imagens. Basta não utilizar imagens de nenhum tipo de culto.

  • pensando a respeito said:  

    Eu concordo em partes com a sua opinião, existem pessoas que mistificam tudo e fazem com que a vida gire em torno disso, OK, você está certo. O CQC é o melhor progama da tv aberta no Brasil hoje. Tudo o que eles fazem infuencia muito, eles sabem disso e amam gerar polêmicas pq isso faz pensar e fazer as pessoas pensarem é tudo o que eles querem... são inteligentes então podem ter feito de propósito p/ ver a repercursão
    porém isso assusta... está muito descarado é a pior vinheta desde o começo, e é impossível não gerar uma discussão imbecil... eles estão perdendo a credibilidade e seriedade dando espaço a coisas tão irrelevantes.

  • Anônimo said:  

    Acho que pelo fato do programa ser bem assistido, colocaram essas mensagens subliminares. Pena que era pra mim um programa muito bacana, mas
    tá fugindo do meu conceito assistir o CQC......Estranho demais, essas mensagens não aparecem devagar e sim como flashs...coisa boa naum éh?!

  • Anônimo said:  

    Bm... Td bm eles explorarem de imagens, sejam elas do apocalipse ou do que for! Não acredito nessas coisas... A verdade é que o grande público não estranhou o tal "olho que tudo vê" na abertura do programa (se ele só aparecesse no início não haveria tanto falatório), mas estranharam os pequenos flashes DURANTE o programa
    inteiro! Foi ridículo? Foi sim! Não havia necessidade de tudo aquilo... A minha esperança é aparecer alguma explicação muito inteligente e engraçada na próxima semana, pois ficou muito na cara!
    Oq é muito vergonhoso para um programa tão conhecido pela sua intelictualidade e bom humor...

  • thaylla said:  

    nunca imaginei que cqc poderia ter mensagens subliminares mas depois de ontem que eu assisti fiquei supreendida com os triangulos a piramide com o olho unividente....
    me decepicionei...

  • Arnon said:  

    O comentario de quem postou esse Blog me deixa elevar críticas. Eh o símbolo da Nova Ordem Mundial, e ele vem dizer que eh coisa do passado... Acorde! como assim simbologias fúteis?

    O símbolo criou polêmica, as pessoas precisam se despertar desse ceticismo idiota e da religião que os prendem e que deixam levar a vida sem saber a real verdade. Ahh por favor neh?

  • Anônimo said:  

    Os Illuminatis estão agindo a vapor. Tacam na nossa cara suas simbologias e a postagem vem nos dizer que são simbologias fúteis? Tinha que ser Blog para TV mesmo...

  • Anônimo said:  

    "o que chamou a atenção de algumas tantas pessoas, que a meu ver, se preocupam demais em acreditar em simbologias, crendices e afins, foi essa parte da abertura"
    Eu não concordo com essa afirmação do blog. A TV é um meio de alienação profundo e é isso que o blog está fazendo. Pra quem leu e entendeu, a afirmação vinda é crítica e contrária á simbologia presente de modo subliminar na TV levando assim à defesa de que nada está acontecendo por traz do oculto. As pessoas precisam saber disso, precisam acordar para o que está acontecendo e desligar a TV e sair da igreja mas acreditando em Deus...

  • Anônimo said:   Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  • Leite said:  

    KKKKK É BIBLICO MEU COLEGA,ESTA ESCRITO KKKKK E ESTA SE CUMPRINDO, TUDO ESTA SE CUMPRINDO VCS NÃO VÊ OS ULTIMOS ACONTECIMENTOS TUDO UTRASECRETAMENTE PLANEJADO, QUASE TODAS AS MIDIAS SÃO DELES, SOMOS MARIONETES NAS MÃOS DELES, VC ACHA QUE TEREMOS UM FUTURO MELHOR? KKKKK LEIA UM POUCO A BIBLIA E VC VAI VER O QUE SE PASSA E O QUE ESTA POR VIR, ACHO BOM VCS ETAREM EM DIA COM DEUS PQ A COISA VAI SER FEIA, QUEM NÃO SABE DO QUE EU TO FALANDO NO YOTUBE VOCÊ ACHA SOBRE ILUMINATIS E A "NOVA ORDEM MUNDIAL" E EM VARIOS SITES QUE FALAM DISSO, PROCURE NO GOOGLE SOBRE FAMILIA ROKFELER E ROTCHILDS EM INKIPÉDIA E LE LÁ.

  • vera peres said:   Este comentário foi removido pelo autor.
  • Anderson Bonitão said:   Este comentário foi removido pelo autor.
  • Anderson Bonitão said:  

    Eu acho que eles fazem parte do "plano" iluminatti. Não só o olho que tudo ve entre as transições de cena, mas a roupa deles e o cenarios aludindo à maçonaria e as vinhetas antes dos quadros coms as mãos fazendo os 2 simbolos iluminatti (pesquisem e comparem)é tudo muito bem montado e nao perece ser uma simples provocação só pra causar polemica...
    Só não vê quem não quer, os céticos do mundo atual, acreditam em tudo que a TV fala, mas em nada do que está na bíblia.. o plano está dando muito certo..

  • Wellington said:   Este comentário foi removido pelo autor.
  • Wellington said:   Este comentário foi removido pelo autor.
  • Wellington said:  

    Aparecem diversas vezes o olho que tudo vê,ou olho de Hórus, muitas crenças acreditam que seja o olho de Deus, ou propagam que seja utilizado em símbolo maçonico afim de identificar sua propriedade. Notei nitidamente no top-five, nas pausas de entrevistas aparece bem rapido, pra que isso? se fosse apenas efeitos de imagens não apareceriam tao rapido, tb gravei e fiquei abismado pesquisei que se trata de simbolo ocultista maçonico porque tem fogo em volta do olho. Fico triste em saber que um dos meus programas prediletos possuem ocultismo. Que Deus tenha misericordia de todos nós.

  • dennismariano1 said:  

    O pessoal do marketing é muito inteligente porem isso não foi colocado atoa no programa pois se não quer dizer nada então porque colocariam?

  • Elidaine said:   Este comentário foi removido pelo autor.
  • Anônimo said:  

    CQC NUNCA MAIS!!!

  • Eduardo said:  

    so falo uma coisa
    ninguem eh obrigado a assistir o CQC e cada uma acredita no que quer
    eu nunca li a biblia mais sei que tem uma passagem que diz mais menos assim
    "a pessoa so se torna pecadora a partir do momento que ele descobre que eh pecado"
    vlw?

  • Anônimo said:  

    PQP, a midia televisiva so nos passa hj em dia isso mesmo, mensagens subliminares, que mexem com nosso subconciente, mas para vcs que acham que isso é bobeira e que é muito fútil estão errados, pois atras de tudo isso só existe o lado negro ...
    Os aconselho a prestar bem atenção em tudo nisso, fazerem pesquisas para saberem mais sobre esses assuntos e sobre iluminatis e principalmente lerem o livro sagrado, a bíblia, que tu e tua ksa será salvo !
    Confiem em Deus, pois só ele pode nos salvar !
    Beijoos e principalmente BOA SORTE ...

  • Anônimo said:  

    Para os idiotas que naum acreditam basta prestar bem atenção no simbolo da band , um olho e representa os olho de lúcifer, acredite qm quiser, pois qm avisa amigo é !
    e também não podemos esquecer da globo com o mesmo simbolo.
    Beijooos, e boa sorte !
    Leiam a bíblia !

  • Anônimo said:  

    O CQC deste ano está se perdendo e apelando a porcaria da maçonaria e illuminatis.
    Amadureçam com conteúdo e não infamidades!!!!

  • Carolaine said:  

    pensei que era só eu que tava enlouquecendo e vendo os flashes durante o programa,chamei mainha e ela viu tb,fiquei chocada :O,apelaram dessa vez,pq o programa semrpe foi ótimo¬¬

  • Nobre Junior said:  

    gente deixe de besteira o site ai ja explicou tudo, é so teoria da conspiração, nao tem nada demais.

    foi tudo sem querer querendo

    QUEM NAO DEVE NAO TEME AMIGO PRA QUE TANTA EXPLICAÇÃO???