terça-feira, 27 de setembro de 2011
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
SPTV 1ª Edição: Novo pacote gráfico
Para marcar a nova fase do mais popular telejornal local de São Paulo, o “SPTV 1ª Edição” ganhou nova roupagem e novo apresentador. Mudam logomarca e cenário.
A informalidade substitui a apresentação sisuda de antes. Você pode conferir os detalhes da mudança em César Tralli assume a bancada do “SPTV”.
LOGOTIPO
CENÁRIO
GC – HORA/TEMPERATURA
GC – DESTAQUES
GC – IDENTIFICAÇÃO
domingo, 25 de setembro de 2011
César Tralli assume a bancada do “SPTV”
O jornalista César Tralli é o mais novo apresentador da primeira edição do ‘SPTV’. O telejornal ganha também um novo cenário que dá mais agilidade e interação com os repórteres, especialistas e convidados. Além da bancada, o estúdio tem um set de entrevistas e conta ainda com três telões, dois deles interativos. Esse novo cenário atende a todos os telejornais locais de São Paulo – ‘Bom Dia São Paulo’ e ‘SPTV’ 1ª e 2ª edições.
Nesta segunda-feira, estreia o ‘Parceiro do SP’, projeto pioneiro do jornalismo da Rede Globo, que traz para o telejornal o olhar diferenciado de moradores de sete regiões da capital e da região metropolitana. Os parceiros são de Guarulhos, São Miguel Paulista, Freguesia do Ó, Franco da Rocha, M’Boi Mirim, Osasco e Diadema.
Com a chegada de César Tralli ao ‘SPTV’, a jornalista Mariana Godoy reforça, de São Paulo, o time de apresentadores do ‘Jornal das Dez’ na Globo News, ao lado de André Trigueiro, no Rio e João Borges em Brasília. E Chico Pinheiro assume a bancada do ‘Bom Dia Brasil’ com Renata Vasconcelos.
COMENTARISTAS DO SPTV
O ‘SPTV’ contará com a experiência de cinco comentaristas para analisar as principais notícias da cidade de São Paulo. Eles participarão do telejornal de acordo com a pertinência do noticiário, sem periodicidade fixa. São eles:
Alessandro Buzo – Especialista em cultura da periferia. Escritor, apresentador e cineasta. Já publicou oito livros.
Diógenes Lucca – Especialista em segurança pública. Esteve 11 anos a frente do GATE e 30 anos na Polícia Militar. Especialista em Gerenciamento de Crises e Negociações. Bacharel em Direito e pós-graduado em Política e Estratégia pela USP. Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Kazuo Nakano – Especialista em urbanismo e desenvolvimento da cidade. Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e pós-graduado em gestão urbana e ambiental pelo Institute for Housing and Urban Development, de Rotterdam, na Holanda. Mestre em Estruturas Ambientais e Urbanas pela USP e doutorando em Demografia no Núcleo de Estudos Populacionais (NEPO) da UNICAMP.
Marcio Rachkorsky – Especialista em questões sobre condomínio, cidadania e defesa do consumidor. Membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-SP e pós-graduado em Direito Contratual. Atuou nos quadros “Chame o Síndico” e “Reunião de Condomínio”, do Fantástico, apresentador do boletim “Condomínio Legal”, da Rádio CBN, e comentarista do quadro “Meu Condomínio Tem Solução”, do SPTV 1ª Edição.
Sergio Ejzenberg – Especialista em transporte e trânsito. Mestre em Engenharia de Transporte pela USP, engenheiro consultor da ONU no programa de desenvolvimento de Transportes PNUD para Bogotá/Colômbia. Dedica-se à Engenharia de Tráfego desde 1976. Foi colaborador por 15 anos da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo.
Além claro, de Michelle Loreto, que fará a previsão do tempo diariamente.
CGCOM - Central Globo de Comunicação
Novo “Bom Dia Brasil” estreia esta segunda
O ‘Bom Dia Brasil’ estreia nesta segunda-feira, dia 26, novidades no cenário e em sua equipe. O jornalista Chico Pinheiro assume a bancada ao lado de Renata Vasconcelos. Renato Machado, que estava à frente do telejornal há 15 anos e foi um dos responsáveis por sua reformulação, se muda para Londres, na Inglaterra, onde será repórter especial da emissora.
Renato ainda comanda o ‘Bom Dia Brasil’ na próxima segunda ao lado de Renata e, juntos, estreiam um novo cenário. No último bloco, ele se despede do público e convida Chico Pinheiro para o estúdio. “O grande desafio nesta nova fase é o de substituir o Renato Machado, profissional que admiro muito. Mas tenho certeza de que vamos continuar produzindo um jornalismo de excelente qualidade”, diz Chico Pinheiro, que se despediu do ‘SPTV’ nesta sexta-feira.
MUDANÇAS
Nos próximos meses, Renato Machado viaja para Londres, onde, além de ser repórter especial, terá uma coluna semanal no ‘Jornal da Globo’ e será o responsável pela apresentação do noticiário internacional no ‘Bom Dia Brasil’. “A expectativa neste momento é muito grande. É uma nova fase e, curiosamente, uma espécie de retorno, porque estou voltando para a área internacional, que foi onde eu comecei minha carreira em rádio e televisão”, conta o jornalista.
O novo estúdio do ‘Bom Dia Brasil’, desenvolvido pelo Departamento de Arte do jornalismo da Rede Globo, tem 360 graus, traz uma nova bancada, um novo set de entrevistas e um telão, que confere mais interatividade ao telejornal. “O novo cenário é mais claro, leve e contemporâneo”, explica Alexandre Arrabal, diretor de arte. O telão de 3.40m x 1.90m permite que até oito links diferentes sejam exibidos simultaneamente, entre entradas ao vivo de repórteres, infográficos e artes.
PUBLICIDADE
CGCOM - Central Globo de Comunicação
sábado, 24 de setembro de 2011
Rock in Rio: Transmissão via internet
Já está rolando o maior festival de música do mundo. O Rock in Rio acontece até o dia 2/10 com grandes nomes da música brasileira e mundial.
Você que acompanhou o carnaval, o casamento real, e até a missa de beatificação do papa, pode agora conferir também os shows dos palcos Mundo (principal) e Sunset (alternativo), tudo ao vivo.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Rock in Rio 2011: Maior festival de música do mundo acontece a partir desta sexta
A grandiosidade do Rock in Rio é representada pelo seus números. Foram 9 edições realizadas em 3 países, 5 milhões de ingressos vendidos para ver 656 bandas dos mais diferentes estilos musicais, 780 horas de transmissão para 80 países, com aproximadamente 1 bilhão de espectadores.
Longe do país de origem por dez anos, o Rock in Rio volta para o Brasil esse ano, evitando ao máximo cometer os erros do passado. Serão mais 70 atrações em 7 dias de evento.
A estrutura montada para receber o público também impressiona. A nova Cidade do Rock, construída em frente á original que foi utilizada em duas edições do evento no país, tem hoje 250 mil metros quadrados e conta agora com grama sintética e espaço para atividades parelelas aos shows.
Grandes bandas e artistas do mundo da música já passaram pelos palcos do Rock in Rio: AC/DC, Ozzy Osbourne, Queen, Iron Maiden, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Erasmo Carlos, Guns N’Roses, Prince, Capital Inicial, Titãs, Foo Fighters, Red Hot Chili Peppers, Oasis, Britney Spears, Ultraje a Rigor, Paul MacCartney, Shakira, Amy Winehouse, Ivete Sangalo, Lenny Kravitz, Elton John, Metallica, Motörhead, entre outros tantos.
HISTÓRIAS DO ROCK IN RIO
Como em qualquer evento desse porte, a excentricidade e exigências dos variados artistas acabam virando um destaque á parte.
Na primeira edição do evento em 1985, a banda AC/DC exigiu um sino de meia tonelada para tocar no evento. Roberto Medina, criador do Rock in Rio, tentou negociar a desistência da ideia, mais foi em vão. O sino teve de ser trazido de navio para o Rio de Janeiro. O peso não seria suportado pela estrutura do palco e, para cumprir a exigência, foi feito uma réplica em gesso. Durante todo o show da banda, o tal sino foi tocado uma única vez.
No mesmo anos, foi incluído no contrato de Ozzy Osbourne uma cláusula no mínimo curiosa. Para tocar no evento ele não poderia comer “morcegos, derivados e semelhantes”. A atitude foi tomada pelos organizadores após serem notificados pela “Sociedade Protetora dos Animais” devido ao famoso episódio em que Ozzy mordeu a cabeça de um morcego em um show, no ano de 1982, e teve de ser levado às pressas para o hospital.
Já em 1991 foi a vez de Prince dar seu ataque de estrelismo. Horas antes do show pediu nada menos que 700 toalhas brancas. Roberto Medina* recorda a correria que o estranho pedido causou: “Eu ia nos hotéis buscar toalhas brancas pro Prince. Tenho toalhas dele até hoje. No final ele usou somente duas”.
Além da debandada que aconteceu meses antes do início do evento, onde Raimundos, Charlie Brown Jr., Cidade Negra, O Rappa, Skank e Jota Quest se diziam vítimas de discriminação, na terceira edição do evento em 2001, Carlinhos Brown enfrentou uma chuva de garrafas de plástico do público presente.
No Rock in Rio Lisboa em 2006, a banda Guns N’ Roses queria entrar de qualquer forma mais cedo no palco. “Foi uma discussão, uma gritaria enorme, o empresário deles ameaçou abandonar o evento se não entrassem mais cedo. Eles queriam que tirássemos a banda que já estava cantando.” lembra Roberta Medina**, produtora do festival. Com os ânimos já acalmados, um outro susto. Uma calça jeans que um dos integrantes teimava em usar no show [que estava dentro do avião, no aeroporto da cidade] foi o motivo de um grande atraso no início da apresentação da banda.
Segundo ela, em 2011 e pelo menos até agora, não há excentricides. “O pessoal do Red Hot pediu uma cozinha exclusiva para o chef próprio deles trabalhar. A Rihanna quer uma TV dentro do camarim com tudo que está sendo transmitido no festival. Ela quer acompanhar tudo. Mas sabe qual a exigência que eu mais gostei? Da Janelle Monáe. Ela pediu duas telas de pintura. Quer ficar pintando antes dos shows. Acho que hoje o mercado está muito mais profissional, não dá tempo para tanta gracinha”, diz.
COBERTURA DO EVENTO
Dona dos direitos de exibição do Rock in Rio desde a primeira edição, a Rede Globo fará uma cobertura especial sobre o evento. Além da jornalística que abrange todos os telejornais da casa, programas e reportagens especiais mostrarão os bastidores das apresentações e compactos com os melhores momentos. Começa na sexta dia 23, logo após o “Jornal da Globo”.
Na TV fechada, Erika Mader, Luisa Micheletti, Dani Monteiro, Fernando Caruso, Didi Wagner e Beto Lee fazem para o a cobertura do evento para o Multishow, que além dos portais Globo.com (para o Brasil) e YouTube (para o mundo todo), também transmitirá o evento na íntegra.
Somente com a parte “jornalística”, MTV e MixTV também prometem dar destaque ás apresentações.
com informações da CGCOM – Central Globo de comunicação e Assessoria de imprensa Rock in Rio (Approach)
* Em entrevista ao programa Almanaque, da Globo News
** Em entrevista ao portal iG
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
SBT “esquece” artistas em comemoração dos 30 anos
No último mês o SBT completou 30 anos de existência. Durante as festividades em comemoração à data, foram realizadas várias ações e atividades enaltecendo a história de sucesso da emissora.
Entre elas, a grande festa para os colaboradores no CDT da Anhanguera em 19 de agosto, o fim de semana no luxuoso hotel de Silvio Santos no Guarujá e uma exposição em museu paulista. Além disso, o departamento de comunicação e marketing do SBT, com trabalhos da agência Publicis Brasil, veiculou inúmeros anúncios nas mais diversas mídias do país, entre jornais e revistas e até nos trens da cidade de SP.
Porém os mais atentos perceberam algumas ausências importantes nesses anúncios. Estrelas do "primeiro escalão" do SBT foram “esquecidas”.
Entre as mais notadas, está o veterano Hermano Henning, que por vários anos tocou sozinho o jornalismo do SBT . Ele também é detentor de um fato quase raro na emissora: Com seu telejornal matutino consegue liderar na audiência. Até os recém chegados Raquel Sheherazade e Joseval Peixoto ganharam mais destaque.
Sua parceira de bancada, Analice Nicolau, assim como os apresentadores infantis Priscila e Yudi, o ex-Record Richard Rasmussen, os jurados do “Qual é o Seu Talento?” (Arnaldo, Thomas, Cyz e Miranda), Alana Rodrigues do “Esquadrão do Amor” e até mesmo o Chaves não apareceram nos anúncios da emissora.
A dramaturgia não foi lembrada, mais pelo fato de os atores da casa trabalharem por obra, não por contratos.
Procurada no início desse mês, a assessoria da emissora justificou informando que "as ações de publicidade em comemoração aos 30 anos do SBT continuam no mês de setembro com novas peças publicitárias veiculadas em grandes jornais do país".
Porém, nas últimas semanas, entre os "grandes jornais do país" o único anúncio do SBT apareceu no rodapé de página e chamava o leitor para a promocão do novo game show "Um Milhão na Mesa" (conforme abaixo).
(Reprodução do jornal O Estado de S. Paulo – Domingo 11/09/2011)
Em tempo, você pode conferir os anuncios veiculados na Folha de SP, Estadão, jornal Metro e nas revistas Veja e Caras no mês de agosto/setembro pelo http://twitpic.com/e/1sqn. E claro, se o leitor tiver mais algum, pode compartilhar conosco né?
terça-feira, 13 de setembro de 2011
“Cidade Alerta” perdeu metade do seu público em apenas 3 meses no ar
Sem dúvidas, o maior fracasso da Record este ano atende por Cidade Alerta. O policialesco tido como a salvação dos finais de tarde, promessa de abocanhar o público sedento por sangue na tela e que iria alavancar a audiência do seu principal telejornal (que não vai nada bem das pernas) acabou por degringolar uma série de problemas. O resultado, claro, não poderia ser outro: Após 61 edições no ar, o novo Cidade Alerta deixa novamente a programação da emissora.
Nem uma das mais polêmicas contratações da TV nos últimos tempos foi o suficiente para dar gás ao programa.
Em apenas três meses, o Cidade Alerta acumulou inúmeras mudanças. o que refletiu diretamente em sua audiência. A primeira, e causadora de todas as outras, foi a repentina saída de José Luiz Datena da apresentação. Pega de calças curtas e ainda atônita com o golpe do jornalista, a Record colocou William Travassos na apresentação do policial. Poucos dias depois, o comando passou a ser de Reinaldo Gottino. Mais o estrago já estva feito.
Para se ter uma ideia, da primeira edição em 20 de junho, até a última em 12 de setembro, a queda acumulada foi de ao menos 50%.
Estreando com quase 3 horas de duração e sem intervalos comerciais, o Cidade Alerta viu sua duração e audiência diminuir a cada dia. Desde a estreia (ainda com Datena) o programa viu seus índices serem ultrapassados pelo SBT, o maior beneficiado nas mudanças. No horário, a emissora de Silvio Santos exibe o seriado “Chaves”, que mesmo com reprises (e vários comerciais), conseguia alcançar quase o triplo de audiência da concorrente.
Sem ter o que fazer, nesta terça a Record decretou o fim do “Cidade Alerta”. Pelo jeito, vai ter diretor querendo esquecer esses últimos três meses.
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Nova temporada de “Hipertensão” estreia na Globo
A segunda temporada de ‘Hipertensão’ estreia na quinta-feira, dia 8 de setembro. Neste ano, o programa terá oito semanas e mostrará mais a convivência entre os 16 participantes. O diretor de núcleo do reality, Boninho, diz que as provas serão ainda mais radicais. “O ‘Hipertensão’ vai ser um show de stunts (dublês). As provas serão baseadas em ações de filmes.”, revela o diretor. Para a realização da competição, o programa conta com uma equipe de mais de 150 pessoas que ficarão em Buenos Aires, na Argentina, produzindo todas as provas.
Como no ano passado, a apresentação continua sob o comando de Glenda Kozlowski. Ela adianta que nesta temporada a competição vai demandar ainda mais preparo dos jogadores. “As provas são sempre novas, e, neste ano, elas vão exigir muita força física e concentração dos participantes. Os competidores vão precisar de muita coragem e equilíbrio.”, conta Glenda. Os 16 participantes que estão no Hipertensão deste ano concorrem ao prêmio máximo de R$ 500 mil, além de R$ 100 mil para o segundo colocado e R$ 50 mil para o terceiro.
O ‘Hipertensão’ será exibido nas noites de quinta-feira e domingo, após ‘O Astro’ e ‘Fantástico’, respectivamente. Além disso, serão realizados flashes diários na programação com as últimas novidades da competição. O formato original da Endemol e Rede Globo tem direção de núcleo de J.B. de Oliveira, vulgo Boninho, e direção geral de Carlos Magalhães e LP Simonetti.
PARTICIPANTES
ADRIANA
Conhecida como Adrianinha, a personal trainer de 24 anos, natural do Rio de Janeiro, diz que entrou no jogo para se superar e mostrar para si mesma que é capaz de encarar o desafio. Diz que a única coisa que pode desestabilizá-la é a falsidade. A jovem adora esportes e pratica musculação desde os 13 anos. “Fisicamente treinei bastante para a competição. Fiz inclusive natação, que há tempos não fazia. Psicologicamente, estou trabalhando muito a minha concentração.”, adianta a competidora.
BRUNO
O vendedor de praia, de 30 anos, que atualmente mora no Rio de Janeiro, nasceu em Além Paraíba (MG) e disse que a atitude mais radical que tomou na vida foi ter vindo morar na Cidade Maravilhosa. Sua rotina de atividades físicas inclui muita malhação e futevôlei todos os dias. “Estou pronto para o programa porque sei que vai ser uma experiência única. Não estou com medo.”, declara.
DANILO
O eclético participante, de 30 anos, é militar, modelo e professor. Ele nasceu e mora em Goiânia (GO) tem uma rotina de treinamento físico pesada que inclui musculação, natação, corrida, jiu-jítsu e para-quedismo. “Neste programa eu terei a oportunidade de vivenciar experiências indescritíveis e únicas. Não tenho medo da competição, estou ansioso para que ela comece logo.”, disse o participante.
FERNANDOJAEGER
O personal trainel, de 36 anos, é conhecido como Fernandão. Ele mora em São Paulo (SP) e diz que ainda não descobriu do que tem medo. “Meu defeito é que falo muito o que penso. A cordialidade tem um prazo comigo.”, conta o participante, que acredita que o seu principal obstáculo no jogo vai ser a convivência.
JOE
O analista de sistemas, de 35 anos, nasceu e mora no Rio de Janeiro e é amante dos esportes radicais. Ele pratica voo livre, surf, escalada e kitesurf. “O Hipertensão é o clímax de tudo o que eu faço e gosto de viver.”, afirma o competidor, que diz temer apenas o seu excesso de confiança.
KELLY
A promotora de eventos pernambucana, de 25 anos, vai tentar manter a calma e o pensamento positivo durante todo o programa. “O meu ponto fraco no jogo serão as provas na água, pois tenho pouco fôlego.”, disse a jovem. Na preparação para a competição, ela seguiu sua rotina de musculação e começou a treinar para ficar mais tempo embaixo d’água.
LARISSA
A pernambucana, de 24 anos, que trabalha como supervisora de vendas, luta judô há 15 anos e se diz uma pessoa determinada, alegre e com muita força de vontade. “A minha expectativa é que esse jogo seja muito radical. Não estou com medo do desafio.”, afirma a jovem. Ela ainda adianta que vai ter problemas com as provas que tiverem sapos e cobras, pois tem medo destes animais.
MARINA
A produtora de moda, de 30 anos, é natural de São Paulo, tem 37 tatuagens e ama esportes. Ela pratica corrida diariamente, faz spinning, canoagem havaiana e diz que só se exercitando consegue ter a sensação de bem estar. Segundo ela, seus pontos fracos no jogo serão a convivência e o seu emocional. Seu maior medo é não saber até onde vão os seus limites. “Eu quero participar do Hipertensão exatamente para testar os meus limites e pelo prêmio.”, conta a bela.
MAURO
Conhecido como Maurão, o operador de bolsa de valores mora no Rio de Janeiro e tem 31 anos. Ele se preparou fisicamente para o jogo fazendo musculação, corrida, natação e futevôlei. “Entrei no Hipertensão para superar os meus limites e os dos meus oponentes.”, adianta o carioca. Ele disse ainda que está ansioso para o jogo, mas que não tem medo.
NATHÁLIA
A dentista, de 27 anos, natural do Rio de Janeiro afirma que a sua determinação vai fazê-la ganhar o jogo. A carioca pratica corrida, surf, vela, skate e trekking. “Decidi participar do Hipertensão porque gosto de desafios e espero que o prêmio me aproxime mais dos meus sonhos.”, disse a bela que ainda não sabe o que fará com o prêmio se vencer o jogo.
PATRÍCIA
A empresária paulista de 25 anos se preparou para entrar no jogo com uma alimentação balanceada, treino de musculação e pole dance. Ela já praticou rafting, rali, pulou de bungee jumping e saltou de Skycoaster. “Acredito que vou conseguir ganhar o programa porque tenho garra, luto para alcançar os meus objetivos, sou perspicaz e dinâmica.”, adiantou.
POLLIIANA
A tatuadora brasiliense, de 27 anos, cursa faculdade de Educação Física e está se preparando para ser halterofilista. Ela luta jiu-jítsu, muay thai, musculação e ginástica olímpica. “Eu quero muito ganhar esse prêmio para comprar uma casa para minha mãe. Eu sou guerreira, sei que vou conseguir.”, disse a competidora.
RAMON
O carioca, de 23 anos, é estudante de Veterinária e modelo. Ele acredita que seus exemplos de superação vão motivá-lo dentro da competição. O rapaz pratica esportes diariamente e adora jogar vôlei. “Eu só desistiria da disputa se ficasse impossibilitado de realizar as provas.”, adianta Ramon, que quer conquistar o primeiro lugar no jogo para poder provar a si mesmo que é capaz.
RAFAEL
O modelo, de 23 anos, natural de Goiânia se preparou para o jogo com muita musculação e exercícios aeróbios. “Eu mereço ganhar esta competição porque sou determinado. E eu sei que vou superar os meus limites.”, afirma Rafael, que considera a impulsividade o seu ponto fraco.
TATIANE
A modelo, de 23 anos, é natural de São Paulo. Ela pratica musculação e natação e já foi triatleta, além de ter feito patinação artística. “Eu sempre lutei muito para alcançar os meus objetivos, e aqui no programa não vai ser diferente. Cada momento dentro do jogo vai ser de muita garra e superação.”, disse Tatiane que confessa ter pavor de baratas.
THIAGO
O mineiro, de 28 anos, é treinador e vai levar para o jogo um amuleto muito especial: o livro de Lica. Sua namorada fez um caderninho para ele ler a cada dia na competição. O rapaz é triatleta e adora se exercitar. Treina em média de cinco a seis horas por dia. “Em uma situação de Hipertensão, eu só fico ansioso até começar a gastar energia e fazer força.”, diz Thiago.